Banda liderada por membro do Kings of Convenience, The Whitest Boy Alive vem ao Brasil

Banda liderada por membro do Kings of Convenience, The Whitest Boy Alive vem ao Brasil

Em parceria inédita, os selos e produtoras Balaclava Records e Heavy Love se unem para trazer ao Brasil a influente banda The Whitest Boy Alive, um dos principais nomes do indie pop dos anos 2000. O quarteto germano-norueguês, liderado por Erlend Øye – também conhecido por seu projeto folk Kings of Convenience – vem ao país em apresentação única no dia 30 de outubro, na Audio, em São Paulo. Os ingressos já estão à venda online no site da Ingresse, nos setores pista e camarote.

Formado no ano de 2003 em Berlim, na Alemanha, The Whitest Boy Alive começou como um projeto solo do cantor e guitarrista Erlend Øye, mas conta também com os músicos Marcin Öz no baixo, Daniel Nentwig nos teclados e sintetizadores, e Sebastian Maschat na bateria. Originalmente, a banda trazia uma sonoridade mais eletrônica, mas rapidamente evoluiu para um formato mais orgânico, limpo e minimalista, misturando elementos de pop, soul, funk com a música eletrônica, sempre com uma estética suave e melódica.

A discografia do grupo teve início em Dreams (2006), álbum de estreia, elogiado por sua estética leve e elegante. Faixas como Burning, Golden Cage e Fireworks dominaram as pistas dos clubes indies ao redor do mundo e catapultaram o sucesso do grupo. Na sequência, veio Rules (2009), disco gravado no México, mantendo o estilo característico da banda, com canções mais introspectivas e grooves sutis.

Ao vivo, os integrantes fazem questão de tocar todos os instrumentos, sem computadores ou efeitos pré-gravados. O teclado de Daniel, o baixo groovado de Marcin e a bateria precisa de Sebastian formam uma base sólida, ao mesmo tempo dançante e delicada, unindo o indie europeu ao soul californiano e a estética do minimalismo pop.

Apesar das músicas parecerem suaves e com poucos elementos nas gravações, nos shows elas ganham corpo, intensidade e um ritmo contagiante. O grupo transforma canções sutis em jams dançantes, com variações improvisadas. Com seu estilo despretensioso, voz calma e presença de palco peculiar, Erlend Øye sabe envolver o público. Ele dança de forma leve, interage com os fãs e transmite uma alegria genuína, criando um ambiente acolhedor e descontraído.

Em 2010, o quarteto anunciou um hiato indefinido em sua carreira, momento em que os integrantes decidiram focar em outros projetos, especialmente Erlend Øye, que lançou álbuns solo e participou de outras colaborações musicais. Foi somente em 2020 que o grupo retomou suas atividades e lançou o single inédito Serious. Esporadicamente, os membros do The Whitest Boy Alive se reúnem para se apresentar em raras oportunidades. Esta será a terceira passagem da banda pelo Brasil, tendo vindo em 2009 e 2011.

Balaclava e Heavy Love apresentam: The Whitest Boy Alive em São Paulo 

Data: 30 de outubro de 2025, quinta-feira

Local: Audio

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca, São Paulo – SP, 05001-100

Horários: Portas 20h / Show 22h

Classificação etária: 16+ / menores de 16 anos acompanhados dos pais ou responsável legal

Ingressos