Rosalía celebra aniversário e lança “Omega” com Ralphie Choo

A cantora Rosalía lançou a música e o clipe de Omega, ao lado do promissor artista espanhol Ralphie Choo. A música, produzida por Rosalía, Ralphie Choo, Noah Goldstein e Dylan Patrice, foi lançada como uma surpresa para seus fãs em comemoração ao seu aniversário, celebrado na quarta-feira (25). Junto com o lançamento da música, Rosalía também compartilhou o clipe oficial de Omega. Dirigido por Stillz, colaborador frequente, em Los Angeles, o vídeo mostra os artistas performando enquanto andam em uma montanha-russa. “Omega é o fim, é a celebração de ter encontrado o que você queria e a segurança com a qual se decide ficar. Omega é a firmeza com quem você ama, que faz com que você não queira estar em nenhum outro lugar”, disse Rosalía. “Foi um prazer colaborar com Ralphie, ele é um turbilhão de energia no estúdio! Ele também tem um espírito muito feliz, é super criativo e incrivelmente generoso. Lembro que trocamos muitas músicas antes de entrar no estúdio para trabalhar em Omega porque ambos amamos música e logo percebi que nossos gostos musicais eram muito semelhantes. Tive a sensação de que nos entenderíamos no estúdio, e foi exatamente isso que aconteceu! Rimos muito enquanto escrevíamos e gravávamos o vídeo. Se Ralphie me ligasse amanhã para ir a um parque de diversões com ele, eu iria sem pensar duas vezes. Pessoalmente, me sinto muito grata por ter podido colaborar com alguém como ele e também por ter testemunhado sua paixão e talento”, finaliza a artista.

Fresno lança a segunda parte do álbum Eu Nunca Fui Embora

A banda Fresno lançou a segunda parte do álbum Eu Nunca Fui Embora, sequência do disco divulgado em abril com sete faixas e participação de Pabllo Vittar. Agora, o grupo apresenta mais sete canções e feats com NX Zero, Chitãozinho e Xororó, Dead Fish e Filipe Catto. Eu Nunca Fui Embora – Parte 2 tem início com A Gente Conhece o Fundo do Poço, que acabou sendo a última canção a entrar na tracklist do álbum. “Senti que ainda faltava uma faixa e logo surgiu a ideia dos primeiros acordes. A melodia e a letra são bem a cara da Fresno”, lembra o vocalista. Na sequência, Se Eu For Vou Com Você conta com a participação de NX Zero e traz um sax que leva o ouvinte em uma viagem direto para os anos 1980. “Esse feat é quase uma reparação histórica”, conta Lucas, fazendo referência aos anos de pedidos de fãs por essa reunião. As duas bandas despontaram na mesma época na cena musical e, apesar de manterem diversas interações ao longos dos anos, eles ainda não tinham gravado em conjunto. Fala Que Ama segue a mesma vibe oitentista e também conta com a presença do sax para compor a melodia da música. Ela narra a história de uma pessoa que, apesar de todas as desilusões, tem dificuldade em se desapegar do parceiro. Essa Vida Ainda Vai Nos Matar, com o Dead Fish, aborda as vitórias e as derrotas de quem vive pela arte. “Às vezes, parece que nada vai dar certo, mas, mesmo assim, a vida precisa continuar e, no final, tudo vale à pena”, explica Lucas. “Ela mostra um pouco das nossas raízes, de como a Fresno começou dentro da cena do hardcore e uma das nossas influências nessa época foi o próprio Dead Fish”, completa. A trilogia composta por Diga, Parte 1 (2021), com o guitarrista Mateus Asato, e Diga, parte 2 (2012) ganha um último capítulo com Filipe Catto em Diga Parte Final. “Chegou a hora de acabar com tudo. A parte final é justamente esse fechamento amargo de que não era para ser mesmo e pronto, paciência. Vamos para a próxima”, afirma Lucas. Eu Nunca Fui Embora caminha para o seu desfecho com Canção Pra Quando o Mundo Acabar. O single puxa do melancólico para o sombrio e retrata os sentimentos de solidão e de descontrole. Anteriormente, o grupo já tinha apresentado a faixa bônus, Camadas com Chitãozinho e Xororó.

Dalmatans X mostra seu hardcore melódico no novo single “All My Hate”

O quarteto de hardcore skatepunk baiano Dalmatans X lançou, nesta quinta-feira (26), o single All My Hate. O novo trabalho da banda traz uma mensagem de alerta para o desequilíbrio climático que vem afetando o Brasil e o mundo. A música faz parte do novo álbum que será lançado em 2025. “Em nosso single All My Hate, abordamos o tema do desequilíbrio climático que vem afetando cada vez mais o Brasil e o mundo, como, infelizmente, vem acontecendo nos últimos meses. Um exemplo é a tragédia do Rio Grande do Sul. Queremos fortalecer a mensagem de alerta para estes problemas e que devemos ficar cientes de que os maiores causadores somos nós mesmos”, explica o vocalista e guitarrista Lucas Mendes. A música, que já está disponível em todas as plataformas digitais, tem em sua matriz um som inspirado que vai do indie ao hardcore melódico. Ela foi gravada com os produtores PJ e Léo Ridolfi, parceiros da banda de longa data. “Miramos no skatepunk melódico, mas ao mesmo tempo, gostamos de passear por uma sonoridade mais pesada, puxando para o crossover, em alguns momentos. E nós queríamos um refrão que não fosse difícil de cantar. Talvez essa seja a nossa música mais melódica. A gente gosta muito dessa vibe rápida e melódica que já é uma característica nossa”. Dalmatans X foi criada no fim de 2021 como um Power trio, mas se tornou um quarteto posteriormente com a chegada de Gabriel Reis na guitarra solo e a nova baixista Mariana Alencar, que se juntaram ao vocalista e guitarrista Lucas Mendes e ao baterista Rudá Paixão. Juntos, passaram a fazer shows em diversos lugares de Salvador até o interior da Bahia. No começo de 2022 lançou seu primeiro EP Flip for a Moment com seis músicas, juntamente a um lyric video para o single Silly Guys e um videoclipe para Sheep’s Shadows; este que foi finalista na premiação “Prêmio Rock” da Club dos Bons Sons. Em 2023 participou da segunda temporada da web série Cena Morta, importante programa do underground baiano. No começo de 2024 a banda tocou no Palco do Rock – 30 anos, evento anual que ocorre durante o carnaval em Salvador, abrindo para Dead Fish e Eskrota. Sobre o novo álbum, do qual All My Hate faz parte, a banda conta que as gravações foram finalizadas e que esse trabalho mostra o grupo mais maduro. Com o lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2025, a banda já está na expectativa pelos próximos passos. “É um álbum mais maduro, com uma sonoridade mais definida, mesmo com músicas que variam um pouco do hardcore mais pesado, para o melódico e para o ska. Os arranjos estão mais trabalhados e também conta com algumas participações de amigos de outras bandas. Então tem muita gente de vários lugares do Brasil envolvida, participando de alguma maneira. É um álbum que tem algumas músicas em português também, o que é um diferencial pra gente que canta mais em inglês. Queremos alcançar mais pessoas e fazer shows não só pelo nordeste, como pelo sudeste também”, finaliza o vocalista Lucas.

Baixista do The Bombers estreia projeto solo Metamorfase com EP

Raul Signorini, baixista da banda The Bombers e vocalista da Sick Dogs in Trouble, lançou nesta quinta-feira (26) o EP de três faixas, O Romance e o Cadafalso, que marca a estreia de seu projeto solo, intitulado Metamorfase. Com influências que vão de Aerosmith a Cazuza e Esteban Tavares, o blues rock do Metamorfase se propõe a explorar a integração da linguagem da prosa com o universo musical, numa tentativa de encontrar uma forma mais autêntica de expressão. “A questão que busquei responder foi como trazer a riqueza da narrativa literária para a música. Embora outros tenham explorado essa fusão, fazê-lo à minha própria sorte tem sido um desafio contínuo. As três faixas iniciais refletem essa tentativa de unir a narrativa literária com a musicalidade do rock brasileiro e do blues”, conta Signorini. Quando o Amor não diz Nada, faixa escolhida para a divulgação do EP, versasobre a incapacidade do amor de salvar relacionamentos deteriorados. Além dela, Um Gosto Amargo e Energia Escura completam o EP gravado de forma independente. O Romance e o Cadafalso foi inspirado em um ensaio de Albert Camus A Inteligência e o Cadafalso, sobre a relação entre a razão humana e a violência política. “O EP reflete sobre dois pontos: Primeiro, que todo romance encontra seu limite, e o disco propõe encarar esse fatalismo e fazer dele a razão para viver a aventura do romance. Em segundo plano, há a reflexão sobre a violência, que aqui é posta em metáfora: existe algo nas paixões que envolve violar a intimidade do outro e, ao mesmo tempo, nos violamos para recebê-lo, permitindo que essa presença nos transforme”, revela o músico.

Sting anuncia shows em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro para 2025

O cantor Sting anunciou, nesta segunda-feira (23), que se apresentará no Brasil em fevereiro do ano que vem. Os shows serão realizados nos dias 14, 16 e 18 de fevereiro, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Curitiba. O ex-vocalista da banda The Police está rodando o mundo com a turnê Sting 3.0, que já passou por países da Europa e, atualmente, está nos Estados Unidos. A venda de ingressos começa nesta quinta-feira (25) para clientes do banco Santander. O resto do público poderá comprar a partir de sexta-feira (27). As entradas podem ser adquiridas pelo site do Ticketmaster, a partir das 10h. Nas bilheterias físicas, as vendas devem começar às 11h. O show em São Paulo acontecerá no Parque Ibirapuera e tem ingressos entre R$ 340 e R$ 980. No Rio de Janeiro, o cantor se apresentará na Farmasi Arena. Os ingressos custam entre R$ 230 e R$ 780. Em Curitiba, a apresentação ocorrerá na Pedreira Paulo Leminski com ingressos que vão de R$ 245 a R$ 840.

Manu Chao compartilha seu novo álbum “Viva Tu”

Viva Tu finalmente ganhou vida. O álbum é uma espécie de passaporte, alcançando todas as diversidades e seus paradoxos inerentes. As músicas de Manu Chao eliminam as fronteiras, inspirando-se em todos os cantos do mundo com total liberdade. Na esteira de seus singles Viva Tu, São Paulo Motoboy e Tu Te Vas, com Laeti, se unem à Heaven’s Bad Day, um dueto com a lenda do country Willie Nelson. As raízes musicais americanas de Manu Chao vêm de longa data. Ele já fazia covers de canções de rockabilly e country em sua banda Hot Pants, da era pré-Mano Negra. Encontrar os dois artistas na mesma faixa em 2024 não deve nada ao acaso. Isso marca o encontro de dois espíritos que escolheram nunca se curvar às obrigações e sempre olharam o mundo diretamente nos olhos. Um par de errantes rebeldes. O fato de seus caminhos se cruzarem hoje é totalmente lógico. Heaven’s Bad Day é uma música country animada, com palmas e uma gaita que nos convida a nos reunirmos em um lugar além da pretensão, onde os sentimentos humanos ainda podem fluir livremente. É um mantra de dois minutos, proferido com um sorriso irônico, como um ritual mágico no meio de um deserto que induz à visão. “Sempre cantei rock’n’roll e música country, é um estilo com o qual cresci. O country americano é bom… mas fui atraído pela música country irlandesa. Lonnie Donegan. Estamos falando de músicos antigos, sabe. É country, mas é punk. Acho que não haveria Mano Negra sem Lonnie Donegan. Era uma coisa importante. Ouvíamos hip hop e ouvíamos música country punk. Nós nos divertíamos misturando os dois… E eu sempre escrevi músicas dessa forma híbrida”. Uma ode à vida e à solidariedade, o álbum Viva Tu é o epítome do pluralismo cultural. Manu Chao sempre gostou de misturas transcendentes, de experimentos nos quais o passado e o futuro se entrelaçam, de mexer com as coisas sem levar em conta qualquer afiliação específica. Suas músicas são multilíngues porque se dirigem a todo o planeta, sem distinção. A curiosidade é o que leva o artista a escrever canções pessoais com as quais qualquer pessoa pode se conectar. Elas vão desde a rumba de Viva Tu e La Colilla até a poesia arejada e lúcida de La Couleur du Temps e Tom et Lola, passando por uma montagem artesanal em que rap, sons acústicos e eletrônicos unem forças em Sao Paulo Motoboy, uma clara continuação de sua famosa Me Gustas Tu, até as frágeis Vecinos, Cuatro Calles e Viva Tu, chegando até o reggae com Lonely Night.

Silva lança projeto audiovisual “Encantado Session”

Dando continuidade ao lançamento de Encantado, álbum de inéditas disponibilizado por Silva no primeiro semestre deste ano, o cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista presenteia os fãs agora com o projeto intimista Encantado Session. Ao todo, oito canções ganharam uma gravação ao vivo, feita no Estúdio Rocinante, em Petrópolis, e disponíveis agora no Youtube oficial do cantor. São elas, as inéditas do álbum novo, Copo d´água (Silva/Lucas Silva), Girassóis (Silva/Lucas Silva), Gosto de Você (Silva/Lucas Silva), Já Era (Silva/Lucas Silva), Risquei Você (Silva/Lucas Silva) e Vou Falar de Novo (Silva/Lucas Silva). Com um novo arranjo, que se encaixa perfeitamente nesse momento, Fica Tudo Bem (Silva/Lucas Silva) também está no projeto, além de Fim de Sonho (João Donato / João Carlos Pádua), reforçando a homenagem de Silva a João Donato, a quem o Encantado é dedicado. “Criar e produzir canções é uma das coisas que mais me deixa feliz nessa vida e uma parte tão prazerosa como compor é executar essas criações. Por isso juntei os quatro maravilhosos músicos que me acompanham na turnê do Encantado, Bruno Buarque, Hugo Maciel, Gabriel Ruy, Rômulo Quinelato e fomos gravar alguns takes ao vivo, do jeitinho que eu gosto, todo mundo gravando ao mesmo tempo no meu estúdio predileto: o Rocinante. Encantado Session foi o nome que escolhi para essas gravações que quis deixar como um presente para quem gosta do meu trabalho”, celebra o músico. Silva assume o piano, violão e sintetizador, e a banda que o acompanha é formado pelos músicos Bruno Buarque, na bateria; Gabriel Ruy, na guitarra e percussão; Hugo Maciel, no baixo e sintetizador; Romulo Quinelato, na guitarra, violão e sintetizador. A direção musical é do próprio cantor. A Turnê Encantado segue viajando pelo Brasil. A próxima parada é em São Paulo, no dia 27 de setembro. Confira a agenda completa.

Criolo traz turnê Ciclo para Santos; ingressos estão à venda

O cantor Criolo anunciou um show da turnê Ciclo em Santos. A apresentação acontece em 12 de outubro, às 21h, no Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3, no Valongo). Os ingressos já estão à venda. Acompanhado por Ed Trombone, DJ DanDan e Ricardo Rabelo, Criolo anseia por dividir com o público a potência de passar por todos os álbuns sem perder a raiz do hip hop, sempre com o rap como uma espinha dorsal de todas as forças que são presentes na sua carreira, com uma musicalidade também construída dentro de um ambiente de samba. Um show coeso e forte, que celebra a diversidade musical, característica sempre presente na vida e obra de Criolo, abrangendo desde o trap até o grime e drill, além de mergulhar na ancestralidade com o afrobeat e exaltar o samba como nossa herança musical nacional. O MC, cantor e compositor Criolo iniciou sua carreira em 1989. Paulistano do bairro de Santo Amaro e criado no Grajaú, Kleber Gomes, o Criolo, escreveu seu primeiro rap aos 11 anos e sua primeira canção aos 25. Criador da Rinha dos MCs, dedicada às batalhas de improvisação, lançou em 2006 Ainda Há Tempo, seu primeiro registro em estúdio com tiragem de 500 unidades. Em 2011 despontou no cenário musical brasileiro com Nó na Orelha, um dos álbuns mais comentados da última década na cena nacional. A turnê do disco passou por mais de dez estados brasileiros, além de Buenos Aires e Nova York. Em 2014, a convite da Academia de Artes de Berlim, apresentou o Festival da Poesia de Berlim e participou do Midem, feira dedicada a negócios da música, em Cannes, na França. Lançou o curta-metragem Duas De Cinco + Coccix-ência, dirigido por Denis Cisma e realizou uma pequena turnê intitulada Linha de Frente ao lado de Milton Nascimento. Autor de versos fortes e críticas sociais expressivas, já se apresentou ao lado de Caetano Veloso e Milton Nascimento, fez uma turnê e gravou um disco em homenagem à Tim Maia com Ivete Sangalo, além de ter composições registradas em álbuns de Ney Matogrosso, Tom Zé e Gal Costa. Em 2015, Criolo atuou no cinema nos filmes Jonas, da diretora Lô Politi e Tudo que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado. Em 2018, Criolo se juntou a Mano Brown para uma turnê que deixou os fãs empolgados. Também lançou um single inédito, Boca de Lobo, junto a um clipe cinematográfico que trouxe uma retrospectiva e uma reflexão política. Atualmente o clipe, dirigido por Denis Cisma e indicado ao 20º Grammy Latino na categoria geral de Melhor Vídeo Musical em Versão Curta,  conta com quase 4 milhões de visualizações. Em fevereiro de 2019, o lançamento do projeto Etérea veio acompanhado de uma nova música contra a homo e transfobia no Brasil e de um clipe e documentário, protagonizado por performers de coletivos LGBTQIA+ brasileiros. O clipe com direção de Gil Inoue e Gabriel Dietrich e o minidoc dirigido por Pedro Inoue e Tino Monetti circularam em diversos festivais de cinema pelo mundo. Etérea disputou também como a Melhor Canção em Língua Portuguesa no Grammy Latino do mesmo ano. Em 2020, Criolo se juntou a Milton Nascimento para o projeto Existe Amor. Desde 2020, Criolo também tem se dedicado à apresentação de conteúdos culturais e educacionais através de seu canal de streaming, a Criolo TV, onde disponibiliza programação exclusiva, debates e muito mais na plataforma Twitch. Sobre Viver chegou em maio de 2022 e propôs diálogos entre o universo do rap e tantas outros ecossistemas da música no Brasil e no mundo. Com participação de Mayra Andrade, Milton Nascimento, Jaques Morelenbaum, MC Hariel, Liniker e a poeta Maria Vilani, mãe de Criolo. O rap é o princípio de tudo e é ele quem dá a caneta nas dez canções do álbum, mas o som e a musicalidade se desdobram em múltiplas referências, seguindo a vocação dos trabalhos que colocaram Criolo no centro do mapa da música brasileira produzida neste século. A turnê homônima estreou em São Paulo no mesmo mês. Depois de um show histórico no Rock in Rio, o álbum Sobre Viver foi indicado na categoria “Melhor Álbum” no Prêmio Multishow e duas indicações ao Grammy Latino: Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa e Melhor Canção em Língua Portuguesa, com Me Corte na Boca do Céu A Morte Não Pede Perdão, parceria de Criolo, Tropkillaz e Milton Nascimento. No The Town, Criolo fez um show memorável e com participação do Planet Hemp no Palco The One. Após ser indicado em duas categorias no Grammy Latino 2023, venceu pela primeira vez a premiação na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, com Distopia, Planet Hemp & Criolo. Criolo começou 2024 com o pé direito, dando uma nova representação a canção Lindo Lago do Amor, concedida na voz de Gonzaguinha, no álbum Viver Gonzaguinha do Sambista Sombrinha. Criolo ainda participou do pré-carnaval de São Paulo, o cantor foi um dos homenageados que se apresentaram no desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta. Criolo vai mostrar que o hip hop é uma árvore muito maior, e vai apresentar para a nova geração o que essa árvore tem a oferecer, através da força do rap e vertentes do hip hop. Tudo isso, visitando não apenas os sucessos do artista, mas apresentando novidades sonoras, mostrando os encantamentos que a música preta brasileira é capaz de expandir. Endereço: Rua Comendador Neto, 03 Rua do Comércio, 108 ao 132 – Centro, Santos – SP, 11010-210 Ingressos