Setembro de 1991 foi um mês inesquecível para qualquer adolescente: Três grandes bandas, três álbuns icônicos e a história do rock nunca mais foi a mesma. Eu estava lá e agora compartilho, com você leitor, as minhas favoritas dos discos Use Your Illusion II (Guns n’ Roses), Blood Sugar Sex Magic (Red Hot Chili Peppers) e Nevermind (Nirvana).
Guns n´ Roses – Breakdown (Use Your Illusion II – 17/09)
https://www.youtube.com/watch?v=M9YxdkJmfHs
Eles apareceram por aqui no início daquele ano e fizeram duas apresentações arrasadoras no Rock in Rio 2, onde várias musicas do vindouro álbum foram apresentadas em primeira mão. O que ninguém poderia prever, era a “sacanagem” que os caras aprontariam com os fãs, ao lançarem todo o prometido material em dois discos duplos de uma só vez.
Muita gente, e eu me incluo nessa, teve que optar por um ou por outro. Fui de Use Your Illusion II e essa era a minha favorita. Uma semana depois, o que já estava difícil ficou ainda pior…
Terça-feira, 24 de Setembro de 1991…
Red Hot Chili Peppers – Suck my kiss (Blood Sugar Sex Magic – 24/09)
Na época já tínhamos ouvido falar em funk metal, que era a forma com que o Faith no More havia sido rotulado, ao passar por aqui no Rock in Rio 2. Não que eu concorde, no entanto, fatos são fatos.
Com o Red Hot, o funk veio totalmente escrachado, nesse que foi o quinto lançamento dos caras. Algumas letras sacanas e outras obscuras sobre o vício em heroína, aliadas a um groove de baixo e bateria alucinante, guitarras criativas e uma interpretação de vocal totalmente influenciada pelo rap do início dos anos 1980, fizeram os caras alcançarem a marca de 13 milhões de discos vendidos no mundo inteiro.
Destaque para o encarte que teve a arte assinada pelo cineasta Gus Van Sant.
Nirvana – (Nevermind – 24/09)
O que eu posso dizer sobre Nevermind que ainda não tenha sido dito? Fácil. Nada. Conhecido como o disco mais importante do rock nos últimos 25 anos. Resenhado, revisitado, cultuado e executado a exaustão por todo amante de guitarras distorcidas. Vendeu 31 milhões de cópias no mundo inteiro.
Trouxe hits como Smells Like Teen Spirit, Come as You Are, Lithium e In Bloom, mas a minha favorita sempre foi Drain You.