Mineiro de Belo Horizonte criado no Espírito Santo e radicado no Rio de Janeiro, bernardo pescou suas referências da estrada e chega em seu disco de estreia Xote de Realidade, com experiência de veterano. O álbum vai muito além do ritmo nordestino do nome e traz rock, MPB e psicodelia para uma verve poética agridoce.
Como um cronista do caos, bernardo surge unindo memórias pessoais e coletivas em uma catarse para trazer de volta o ouvinte para o mundo real.
Com participações especiais de André Prando em Cidadão de Bem, Mari Jasca em Bem Aqui e Iraty Boelsums em Pedra e Mel, o álbum foi produzido por Elisio Freitas e mixado e masterizado por Bruno Giorgi.
bernardo estreou sua discografia com o EP Violão bandoleiro em 2018, que contou com a participação de músicos como Marcos Suzano e Lui Coimbra.
Desde então, circulou o país com o show e realizou o novo álbum com patrocínio pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural RJ 2 na categoria que exalta o bicentenário da independência do Brasil.