O que você está procurando?

BR

Bomayê: Com EP político, Rota 54 comemora 15 anos de estrada

Após o lançamento do single Ali, o Rota 54 divulgou na última sexta-feira (3) o EP de quatro faixas, Bomayê. O novo trabalho, que carrega questionamentos políticos e sociais, marca os 15 anos de estrada da banda paulistana.

A reflexão já parte do título Bomayê, termo que aparece na música Ali e que no dialeto africano lingalês, significa “Acabe com”.

“A mensagem que queremos passar com o EP é: Bomayê (acabe com) o racismo, a homofobia, o machismo, a intolerância religiosa, o genocídio do povo negro e indígena”, conta o vocalista Caio Uehbe.

Continua depois da publicidade

“Usar um termo africano tem muito significado, pois é necessário superar essa visão eurocêntrica, judaico-cristã, heteronormativa e masculina. É necessário descolonizarmos nosso olhar e nos africanizarmos em busca da nossa verdadeira essência e de uma nova forma de encarar as relações sociais e do ser humano com a natureza”.

A faixa destaque no lançamento do EP é Mais Uma Estação, que narra um retrato da rotina da maior parte da população da cidade de São Paulo, em que a jornada de trabalho é cada vez mais extensa, e suas condições cada vez mais precarizadas.

“Nossos sonhos vão se perdendo na nossa rotina extenuante e vamos deixando um pouquinho de nós em cada lugar que passamos no cotidiano metropolitano: ‘O velho herói que sempre fui… Barra Funda, Liberdade, Ipiranga, Carrão… Se perdeu em alguma estação… Tiradentes, Paraíso, Sacomã, Conceição… O que perdi em cada vagão”, revela Uehbe.

Com produção de Wagner Bernardes e lançamento assinado pelo selos Rota Recs e RedStar Recordings, Bomayê conta com as faixas Ali, Mais Uma Estação, Honestidade e uma releitura de Hey Ho Catadão, música do álbum Subvivência, do Rota 54.

Continua depois da publicidade

“O disco vem num contexto pós pandemia e sobretudo pós governo Fascista no Brasil, onde todo o histórico genocida do país ficou escancarado na forma que o governo conduziu a pandemia, a questão dos povos originários, as políticas públicas de inclusão das minorias etc. A capa do disco mostra essa face do estado brasileiro que há mais de 500 anos elegeu seus alvos e que no último período intensificou a política de sua eliminação”, explica o vocalista.

Além de Caio Uehbe (vocal e guitarra), a banda é formada por Daniel Moura (guitarra), Camarada Renan (baixo) e Vinícius Coelho (bateria).

O Rota 54 fará o show de lançamento do EP, disponível também em CD, no sábado (11), na capital paulista.

Quando: 11 de março, a partir das 19h30.

Continua depois da publicidade

Local: Red Star Studio, Rua Teodoro Sampaio, 512.

Saiba mais

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

A banda Cogumelo Plutão, formada por Blanch (vocal), Fell Rios (bateria), Dan Adrian (guitarra) e Max (baixo), lançou o EP Voando Pelo Campo dos...

BR

A banda Foxes On The Run, de Mogi das Cruzes (SP), lançou o EP Preys of Fate. Gravado no Rio de Janeiro, o trabalho...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos