A banda Cogumelo Plutão, formada por Blanch (vocal), Fell Rios (bateria), Dan Adrian (guitarra) e Max (baixo), lançou o EP Eu Quero Tanto. Este trabalho é uma coletânea de cinco novas canções, gravadas ao longo de 15 anos no Beretta Estúdios, em Santa Catarina.
A faixa-título, Eu Quero Tanto, abre o EP com um pop-rock de texturas melancólicas, bem característico do grupo.
Na segunda faixa, Amor à Primeira Vista, a banda presta uma homenagem à Jovem Guarda, movimento musical dos anos 60.
“É como se fôssemos transportados para o mundo dos Golden Boys, Renato e seus Blue Caps, além de Roberto Carlos”, comenta Blanch Van Gogh, o vocalista e compositor da banda.
Esta música também apresenta influências orquestrais do maestro francês Frank Pourcel, que Blanch admira profundamente. “Sou completamente influenciado pela maneira de compor desse nobre maestro”, afirma Blanch.
A terceira faixa, Sim, Eu Sou, destaca a parceria criativa entre a banda e o produtor musical Ivan Beretta.
“Essa música junta tudo o que é excepcional e se destaca no panorama musical atual”, diz Blanch.
Com harmonias envolventes e arranjos orquestrais densos, a faixa evoca um caldeirão pop que remete aos anos 80, com ecos de The Smiths e Saint Preux.
Flores Mortas Sobre o Lago em Dor é uma balada típica dos anos 70 e uma regravação da banda Coquetel Diamante, um projeto anterior de Blanch Van Gogh. A canção propõe um cruzamento entre Roberto Carlos e a banda Bread, criando um folk-pop que captura a atenção dos mais românticos.
O EP fecha com Crianças de Rua, uma canção que convida os ouvintes a explorar o melancólico mundo dos menores abandonados . Todas as composições e arranjos orquestrais foram elaborados por Blanch Van Gogh.
Cogumelo Plutão alcançou o auge da popularidade em 2000 com o hit Esperando na Janela, que ficou entre as dez mais tocadas nas rádios do Brasil por seis meses consecutivos e fez parte da trilha sonora da novela Laços de Família, da TV Globo. O videoclipe da música conquistou marcas históricas na MTV Brasil e foi indicado na categoria “Videoclipe do Ano” no prêmio MTV Video Music Brasil. O single vendeu mais de 2,5 milhões de unidades, recebendo a certificação de 2x disco de diamante.
Após um hiato iniciado em 2001, a banda retornou em 2007 com novas composições e, em 2012, assinou contrato com a Universal Music Publishing. A música Adormecendo foi trilha sonora da novela Amor Eterno Amor, da Rede Globo.