O último show da turnê do álbum Palavra definitivamente não era o fim do Colligere, que retorna após 14 anos com o single Lugar Algum. A nova música reúne todos os elementos que fizeram – e fazem – desta banda curitibana ser alçada à referência no punk/hardcore sul-americano. Em resumo, velocidade, peso e intensidade, com letras desconcertantes e inteligentes.
Ademais, Lugar Algum é plural em ideias e também na sonoridade, escolhida como primeiro single do próximo registro de estúdio (o quinto da carreira) por representar com fidelidade a nova etapa do Colligere. Uma natural e honesta continuidade do álbum Palavra, mas de uma forma mais madura e coesa.
Em síntese, é uma música de detalhes, cada fragmento bem encaixado e pautada pela surpresa da pouca repetição, uma música sem começo, meio e fim. Aliás, Lugar Algum tem energia e nuances de agressividade entre melodias, tudo com muita precisão e cuidado.
Formação
A banda é hoje formada por Brunno Covello (guitarra), Gabriel Covello (baixo), Artur Roman (guitarra), Rodrigo Ponce (vocal) e agora com Tiago Barbosa na bateria. Juntos, iniciaram ainda em janeiro de 2020 a produção das novas canções em São Paulo, no Estúdio Costella com os produtores Gabriel Zander (Zander e Radical Karma) e Cyro Sampaio (Menores Atos).
A supervisão e olhar clínico de Gabriel e Cyro foram fundamentais para o que o Colligere apresenta em Lugar Algum e que apresentará nas próximas músicas – mais dois singles estão confirmados para sair em maio e junho.
Uma curiosidade: a primeira versão deste single abria com o habitual hardcore rápido da banda, mas um riff mais melódico foi encaixado ali nos primeiros momentos, um toque refinado dos produtores.
“A banda deu um passo a diante, além do limite e fizemos algo diferente. Tivemos tempo de compor, o que nos possibilitou explorar detalhes nos instrumentos e vozes”, comenta o Colligere sobre Lugar Algum.