O quarteto de hardcore skatepunk baiano Dalmatans X lançou, nesta quinta-feira (26), o single All My Hate. O novo trabalho da banda traz uma mensagem de alerta para o desequilíbrio climático que vem afetando o Brasil e o mundo. A música faz parte do novo álbum que será lançado em 2025.
“Em nosso single All My Hate, abordamos o tema do desequilíbrio climático que vem afetando cada vez mais o Brasil e o mundo, como, infelizmente, vem acontecendo nos últimos meses. Um exemplo é a tragédia do Rio Grande do Sul. Queremos fortalecer a mensagem de alerta para estes problemas e que devemos ficar cientes de que os maiores causadores somos nós mesmos”, explica o vocalista e guitarrista Lucas Mendes.
A música, que já está disponível em todas as plataformas digitais, tem em sua matriz um som inspirado que vai do indie ao hardcore melódico. Ela foi gravada com os produtores PJ e Léo Ridolfi, parceiros da banda de longa data.
“Miramos no skatepunk melódico, mas ao mesmo tempo, gostamos de passear por uma sonoridade mais pesada, puxando para o crossover, em alguns momentos. E nós queríamos um refrão que não fosse difícil de cantar. Talvez essa seja a nossa música mais melódica. A gente gosta muito dessa vibe rápida e melódica que já é uma característica nossa”.
Dalmatans X foi criada no fim de 2021 como um Power trio, mas se tornou um quarteto posteriormente com a chegada de Gabriel Reis na guitarra solo e a nova baixista Mariana Alencar, que se juntaram ao vocalista e guitarrista Lucas Mendes e ao baterista Rudá Paixão. Juntos, passaram a fazer shows em diversos lugares de Salvador até o interior da Bahia.
No começo de 2022 lançou seu primeiro EP Flip for a Moment com seis músicas, juntamente a um lyric video para o single Silly Guys e um videoclipe para Sheep’s Shadows; este que foi finalista na premiação “Prêmio Rock” da Club dos Bons Sons.
Em 2023 participou da segunda temporada da web série Cena Morta, importante programa do underground baiano.
No começo de 2024 a banda tocou no Palco do Rock – 30 anos, evento anual que ocorre durante o carnaval em Salvador, abrindo para Dead Fish e Eskrota.
Sobre o novo álbum, do qual All My Hate faz parte, a banda conta que as gravações foram finalizadas e que esse trabalho mostra o grupo mais maduro. Com o lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2025, a banda já está na expectativa pelos próximos passos.
“É um álbum mais maduro, com uma sonoridade mais definida, mesmo com músicas que variam um pouco do hardcore mais pesado, para o melódico e para o ska. Os arranjos estão mais trabalhados e também conta com algumas participações de amigos de outras bandas. Então tem muita gente de vários lugares do Brasil envolvida, participando de alguma maneira. É um álbum que tem algumas músicas em português também, o que é um diferencial pra gente que canta mais em inglês. Queremos alcançar mais pessoas e fazer shows não só pelo nordeste, como pelo sudeste também”, finaliza o vocalista Lucas.