Com nove anos de trajetória musical, diferentes formações e performances magnéticas, a banda Der Baum lançou seu terceiro disco cheio, autointitulado, nesta sexta-feira (23), em todas as plataformas de streaming.
Passando pelo post punk, new wave, synthwave e industrial, o álbum carrega o espírito faça você mesmo desde a produção assinada pelo próprio grupo. Depois de mostrar The Architecture of the City, que traz à tona a levada de música concreta que orientou a fase inaugural da banda, We already live in the future, Veronika Robótika, Guarujá Nights e DB93, Der Baum se volta a sua fase mais pessoal com o novo trabalho.
Der Baum, ou “A Árvore” em alemão, foi formada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, maior polo industrial do país a partir da década de 1950. Dali eclodiram os movimentos sindicais, a consciência de classe e, musicalmente, o punk à brasileira.
Nesse contexto, a banda – atualmente um trio composto por Fernanda Gamarano (guitarra e vocais), Ian Veiga (teclas e vocais) e Cesar Neves (bateria e vocais) – moldou sua estética própria, que vai da Europa oitentista à América Latina futurista em letras que transitam entre o inglês e o português.
Em seu novo disco, estão realmente íntimos. Composição e arranjos foram produzidos pelo trio.Tudo captado no incrível Estúdio BTG pela engenheira de som e mixagem Gabi Lima (Far From Alaska). A masterização foi feita por Katia Dotto.
Sobre o conceito, a banda solta que se trata de “uma viagem pelos sentimentos, dúvidas, frustrações e descobertas que passamos durante os últimos anos”.
Sonoramente, as referências oitentistas estão ainda mais presentes, de uma forma integrada e contemporânea: “mais pop, indie e dançante”. Destaque para a eletrizante faixa Dreamers in the night, que ganhou videoclipe lançado conjuntamente com o disco.
A banda volta aos palcos no dia 7 de outubro, apresentando Der Baum no Sesc Av. Paulista. Em sua fase mais performática, contando com figurino customizado pela estilista Fernanda Cerantola, projeções e cenas de clipes e animações complementares ao disco.
Der Baum é um lançamento viabilizado pelo edital ProAc n.º 16/2021 – Música/ Gravação. Realização Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – ProAc. Apoio: Inova com Cultura.