O álbum Nineteen, estreia solo do cantor santista Enzo Borges, é uma jornada de autoconhecimento de sua juventude, do amor, a ansiedade e de si mesmo como homem negro. Lançado no último dia 22, o álbum tem 11 faixas em inglês, compostas e produzidas pelo próprio artista.
As principais influências são artistas como Fresno, Paramore, Wallows e Phoebe Bridgers, que equilibram o estilo indie rock das composições. Mas um jeito mais simples de descrever a obra é a influência dos filmes, cujo álbum lembra muito uma trilha sonora. “Estou sempre vendo filmes que têm essas temáticas de jovens crescendo, entendendo o que querem ser no mundo. É o que quis mostrar nesse álbum”.
Ex-aluno do colégio Santa Cecília, Enzo sempre teve contato com a arte. Aos oito anos, fez aula de teatro, e com 12, ganhou o primeiro violão do tio. Fã da escrita e de contar histórias, ao mesmo tempo que aprendia a tocar o violão, compunha as primeiras músicas. A música corre no sangue – as avós cantavam durante a juventude, o que despertou o amor pela arte nos pais de Enzo, que sempre o apoiaram em sua carreira.
Nineteen é composto em inglês, língua que faz parte da sua vida desde a infância, quando cursou. Enzo foi responsável pela composição das letras, escritas quando ele ainda tinha 19 anos, enquanto ainda entendia mais sobre si mesmo e a vida, e passava por um processo de amadurecimento. Já a mixagem e masterização do álbum foram feitas quando ele completou 20 anos. Ele tocou todos os instrumentos, exceto pela bateria, que foi programada.
Carreira de Enzo Borges com a Baluarte
O cantor também é vocalista da banda santista Baluarte, formada entre 2018 e 2019. Apesar de ser um dos quatro compositores, e a banda ter letras em estilo parecido com sua carreira solo, a Baluarte tem referências bem mais ecléticas. “Algumas temáticas são parecidas. Mas são lugares diferentes, impressões diferentes”, conta.
O álbum Nineteen, de Enzo Borges, está disponível em todas as principais plataformas de música: Spotify, Deezer, Apple Music, iTunes, Amazon Music, e YouTube.
Ouça a faixa Quiet my Mind: