Os Excluídos lançaram o single Ar de Liberdade. O trabalho é o segundo lançamento do próximo disco full do grupo, que tem previsão de lançamento para fevereiro de 2022, e foi acompanhado por um videoclipe.
Na ativa desde 1998, o quarteto, formado por Ronaldo Lopes (vocal e guitarra), Caio Klasing (baixo e backing vocal), André Larcher (guitarra e backing vocal) e Raphael Menuzzo (bateria), apresenta o novo single, que mantém o mesmo espírito questionador e crítico apresentado no som anterior e que é uma marca de toda a carreira do grupo.
Em Ar de Liberdade, a banda apresenta uma visão nada otimista da sociedade atual, questionando a ideia de liberdade amplamente vendida e, também, a desigualdade e a exclusão.
“Em 1 minuto e 40 segundos, esta música traz uma verdade incômoda: nós exaltamos uma liberdade e igualdade que simplesmente não são possíveis neste modelo de sociedade. Ou seja, ou mudamos a mentalidade ou nós vamos morrer como sociedade”, diz Ronaldo Lopes, vocalista da banda e compositor da música.
A canção é direta e certeira, mas não é por isso que deixa de ter os elementos harmônicos, melódicos e instrumentais característicos da banda. Parte crucial da identidade que os Excluídos criaram durante seus mais de 20 anos de carreira.
O videoclipe foi feito e produzido no melhor estilo “faça você mesmo”. O trabalho foi gravado na Virada Cultural de 2020, na Casa de Cultura do Butantã. A captação de imagens foi toda feita pela banda e a edição de imagens e finalização ficou nas mãos do próprio Ronaldo.
A produção mescla momentos da banda no palco, com imagens dos integrantes contracenando em espaços da Casa de Cultura e a coloração do vídeo foi a inspiração para a confecção da capa do single.
Ar de Liberdade foi gravada pouco antes do começo da pandemia, no Estúdio Espaço Som. O som contou com gravação e mixagem de Henrique Khoury e masterização de Wagner Bernardes.