Francisco, el Hombre transporta o público para um show em “10 AÑOS”

Francisco, el Hombre transporta o público para um show em “10 AÑOS”

O quinteto Francisco, el Hombre abriu um novo capítulo de sua trajetória e reuniu as músicas mais marcantes de um show da banda no disco 10 AÑOS. O álbum traz 16 faixas, com novos acordes repletos de latinidades e composições que expressam todas as transformações que a Francisco, el Hombre experienciou ao longo da última década.

“É a captação do nosso amadurecimento sonoro”, resume Sebastianismos sobre o novo trabalho.

10 AÑOS é a síntese das fases que a Francisco, el Hombre atravessou ao longo dos anos e isso fica claro logo na primeira faixa, que simula mudanças de estações de rádio e gera uma mistura dos acordes marcantes na trajetória do grupo.

“A gente conseguiu manter uma sobrevivência da banda sem deixar de botar a cara a tapa, de dizer nossa mensagem e de lutar por aquilo que a gente acredita”, relembra Mateo.

E traduzir tais movimentações em algumas faixas da tracklist não foi tarefa fácil, mas uma simples pergunta guiou todo esse processo, segundo Sebastianismos: “quais músicas não podem faltar na nossa festa de aniversário?”.

Foi assim que composições dos primeiros trabalhos, como La Pachanga!, do EP de estreia La Pachanga! (2014); e Soltasbruxa, Tá com Dólar, Tá com Deus e Sincero, de Soltasbruxa (2016), foram escolhidas para integrar a obra.

Os álbuns Rasgacebeza (2019) e Casa Francisco (2021) também foram contemplados neste resgate, com as faixas mais combativas, entre elas Chama Adrenalina, do primeiro, e as esperançosas e divertidas Nada Conterá a Primavera, Arrasta e Loucura, do segundo.

Já canções como Matilha ultrapassam os minutos de suas versões originais e transportam o ouvinte ainda mais para a atmosfera enérgica do show da Francisco, el Hombre (algo alcançado ao incluir na faixa as interações que a banda faz com o público ao vivo).

“Sempre fomos conhecidos por reinventar as músicas a cada show e, uma década de turnês e experiências depois, elas soam muito diferentes de como eram originalmente, não queríamos perder esse registro”, comenta Sebastianismos.