O EP Forbidden Fruits (Balaclava Records, 2024) marca o primeiro lançamento da cantora e compositora criciumense Gab Ferreira em pouco mais de dois anos. O novo trabalho apresenta seis faixas, cujas quais três já foram lançadas como single anteriormente – Window (!!!), Hustle e a homônima Forbidden Fruit, esta última disponibilizada durante a passagem viral da artista pelo festival Lollapalooza Brasil 2023.
As inéditas Stranger, If U e Terrified completam o repertório do EP – que já foi apresentado ao vivo em São Paulo em show de abertura para a cantora norueguesa Sigrid.
Apesar de ter sido gravado paralelamente à mixtape visions (2022), que apresentava sonoridade épica e soturna, o EP Forbidden Fruits deu espaço para experimentações de Ferreira acerca do pop, resultando em faixas mais dançantes e nítidas.
“Escrevi todas as letras na época da pandemia e gravei os fonogramas há algum tempo, mas resolvi guardar e usar como ferramenta de estudo ao longo dos anos que passaram”, conta Ferreira, que se viu revisando as faixas com frequência desde que elas foram gravadas.
As composições, escritas acerca das incertezas e anseios da artista à época aos 21 anos, viriam a se tornar registros de um processo de amadurecimento; esse distanciamento temporal está impresso no EP, a partir de comentários de áudio que aparecem nos inícios e fins de algumas faixas.
“Eu queria transformar esse EP em um mundinho, olhando pro amadurecimento como um rito de passagem fantasioso e lúdico”, finaliza.
Com referências que passam por Lykke Li, Charli XCX e Grimes, o EP Forbidden Fruits antecipa o primeiro álbum de Gab, que está sendo gravado e tem previsão de lançamento para 2025.