A carreira e legado de Hamilton de Holanda seguem em um ritmo frenético, como pontuado acima. No dia de seu aniversário de 47 anos, ele lança Sol e Luz, primeiro single do seu próximo álbum instrumental Flying Chicken.
“Sol e luz, como o próprio nome diz, é uma música iluminada pela esperança. É o fim e o recomeço, vem aquela sensação de que tudo vai dar certo. Ela foi feita em algum dia 31 de dezembro”, conta Hamilton.
O compositor foi fundo no sentimento que estava vivendo e conseguiu imprimir em acordes tudo de bom que vem à cabeça quando o Sol nasce em uma nova alvorada, em um novo ano.
“Essa música tem uma característica bem peculiar na parte rítmica, ela tem 7 tempos. Assim como o nome dela tem 7 letras. As pessoas que a ouviram, disseram que esse tema passa uma sensação de luz do Sol quentinha, de aconchego, de gratidão”, complementa HH.
O álbum Flying Chicken está previsto para ser lançado em abril e traz oito faixas produzidas por Hamilton e Marcos Portinari, que esteve presente em todas as etapas de feitura do álbum, seja fora do estúdio, ou durante o processo de gravação.
A sonoridade deste disco traz novidades para a música de Hamilton de Holanda. O perfeccionismo com o som do bandolim continua, a busca pelo som limpo, cristalino, amadeirado e quente é uma constante em seus discos – ressaltados pela mixagem de Thiago ‘Big’ Rabello e a masterização de André Dias.
Nesse trabalho, HH tem junto com seu bandolim 10 cordas a batera groovada e valente de Big, que provoca o grupo a encontrar novos caminhos, e o piano rítmico e criativo de Salomão Soares. Em cada faixa, é possível ouvir timbres e sons novos, tirados dos teclados usados por Salomão. É a mistura de sons atuais com outros mais antigos.
Vale destacar também a capa e o design, que são assinados por Bruno Filipe e Pedro ‘TheZakMan’ Araujo, com um trabalho feito a partir da utilização da tecnologia Stable Diffusion, que é uma técnica de geração de imagens por meio de inteligência artificial.
A ideia de criar essas capas foi uma solução para se destacar no mercado da música. O projeto exigiu várias gerações de imagens para atender às expectativas do artista e da equipe.
Embora o resultado final tenha sido finalizado no Photoshop, mostrando que a tecnologia, apesar de ser incrível, ainda precisa ser usada em conjunto com habilidades humanas para criar algo único e inovador, que ainda não foi explorado por outros artistas.