Tenho Acordado Dentro dos Sonhos é o quinto trabalho de estúdio do compositor e cantor Juliano Gauche. Composto durante o isolamento devido à recente pandemia, na praia de Manguinhos no Espírito Santo, o disco traz sete canções intimistas, abordando o mundo dos sonhos.
Esse território é colocado nas letras como um lugar complementar aos acontecimentos da vida. Frases como: “é tanta casa que não voltei. perco no chão como ficar”; “sempre, nosso lugar, seja onde for, no chão, no ar…” ou “como num filme, vejo seus passos, você revive, eu não acordo, andamos juntos”… Apontam bem a natureza metafísica do disco.
Natureza essa que também permeia os arranjos, que contaram com a colaboração do produtor Sérgio Benevenuto, que pincelou com guitarras, synths e melotrons, o minimalismo em voz, guitarras e violões de Juliano.
O disco foi gravado nos estúdios do selo Índigo Azul, em São Paulo, em novembro de 2022, por Klaus Sena, também responsável pela co-produção, pianos, xilofones, sintetizadores, além da mixagem e masterização.
As gravações, mais uma vez, também contaram com o guitarrista e violonista Kaneo Ramos, presente nos anteriores Afastamento e Bombyx Mori. O cantor e compositor André Travassos, da banda Moons, é o convidado escolhido por Gauche para dividir letra e voz na faixa Ondas que Acordam, que assim ganha uma versão bilíngue, português/inglês.