A cantora Maria Sil lançou o single Medo Azul, canção que compôs em parceria com a cantora e compositora Socorro Lira. A música foi feita pelas artistas em junho do ano passado, sendo um blues de letra cortante que narra o cotidiano das pessoas durante a pandemia da covid-19 e indaga em seus versos ‘’quantos a mais?”.
O título da música é inspirado na expressão francesa ”une peur bleue”, que significa um medo paralisante. A expressão surgiu na França no século 19, em decorrência da epidemia de cólera que assombrou a Europa nesta época.
Medo Azul foi produzida por Amanda Gasparetto e conta com a participação de Juliana Souza nos vocais, Simone Sou na bateria e Stephanie Borgani no piano.
Em cenário de vacinação lenta e a marca assustadora de mais de 500 mil mortes em decorrência da covid-19, além de um presidente que não usa máscaras e incentiva aglomerações, as artistas transformam em canção o medo paralisante desses tempos tristes e sombrios.
O vídeo manifesto é dirigido por Eduardo Ferreira e produzido pela Orvalho Filmes. Para Maria Sil, é uma homenagem em memória de todas as vítimas da covid-19 no Brasil, em especial para sua mãe, a poeta Vani dos Santos, morta pela covid-19, em maio.