“É um resgate de identidade, é uma retomada. É uma ocupação de uma coisa que é nossa, que é nossa cultura. Porque é isso: ou você respeita a existência ou espere resistência”.
Com essa declaração, Pitty abre o documentário MATRIZ.doc, que irá ao ar nesta quarta-feira (7), à 0h, no GNT. Após a transmissão, o filme ficará disponível por sete dias no GNT Play para não assinantes do canal.
O filme foi capitaneado por Otavio Sousa, que além de já trabalhar com Pitty há muitos anos, é amigo dela e da equipe, e por isso mesmo consegue trazer à público a intimidade do estúdio, das conversas, dos comentários divertidos, das alegrias dos encontros e trocas, que em geral ficam só nos bastidores.
MATRIZ.doc é muito mais do que o making of das gravações do álbum MATRIZ (Deck/ 2019). O filme tem recorte biográfico, traz imagens do início da carreira de Pitty e ela mesma contando sua trajetória, visitando lugares fundamentais em Salvador como o Café Calypso, onde encontrou o ex-proprietário Jean Claude.
Eles, junto com o guitarrista Martin, lembram como eram os shows da casa nos anos 1990 e sua importância na cena soteropolitana.
Otavio também documentou vários dias das gravações do álbum, incluindo quando Pitty recebeu no estúdio Lazzo Matumbi, Larissa Luz, Nancy Viegas e os integrantes do BaianaSystem Russo Passapusso, Roberto Barreto e SekoBass. Trechos de entrevistas da cantora e compositora na ocasião do lançamento também estão filme.
Com coprodução da gravadora Deck, MATRIZ.doc é um passeio pela jornada de Pitty desde o início de sua história na música. Ademais, passeia por tudo que está em seu entorno: o processo de criação e a construção de uma carreira artística.