O trio de rock alternativo menores atos divulgou seu novo single, Breu, lançado via Flecha Discos. A faixa é a primeira a ser apresentada do próximo trabalho da banda, um EP com cinco faixas inéditas, já intitulado Lúmen.
Pesada e densa, Breu ainda conta com um belíssimo arranjo de orquestração, criado pelo músico Pablo Greg, que recentemente trabalhou no álbum Vera Cruz do vocalista Edu Falaschi (ex-Angra), e um videoclipe gravado em plano-sequência, com direção de Gi Ferreira, com lançado marcado para o dia 16 de novembro.
Assim como nos demais trabalhos da banda, quem assina a produção, mix e master é Gabriel Zander.
Em resumo, Breu passeia por apenas um verso – ao qual Cyro atribui “uma função mântrica” – e apresenta uma outra faceta da banda, flertando com novos elementos e sons.
Cyro explica que a composição veio de um lugar de observador, ainda como carioca recém-chegado em São Paulo, quando começou a ressignificar a sua relação com o novo ambiente, clima e as pessoas ao redor.
“Quintal de casa, varanda, janela
Sem sol, sem nada
Em cada universo um breu”Trecho de Breu
Hoje, menores atos é formado por Cyro Sampaio (guitarra/voz), Ricardo Mello (bateria) e Celso Lehnemann (baixo).
Anteriormente, a banda lançou os singles Além do Caos e Insone, o álbum Ao Vivo no CCSP, com o show completo também disponível no YouTube, além do EP Tropical Melancolia (2020), split colaborativo com a banda Zander, em que os artistas compuseram e gravaram todas as 6 faixas juntos, em parceria.
Gravações e festivais para o menores atos
Em junho de 2018, menores atos lançou o seu segundo disco Lapso, com 12 faixas gravadas por Gabriel Zander, no Estúdio Costella (SP). O trabalho sucedeu o elogiado Animalia (2014), que colocou a banda entre as mais cultuadas do cenário underground atual.
Logo depois, o trio ainda gravou versões acústicas de duas faixas do Lapso, com a participação de Lucas Silveira (Fresno) e Tuyo. Também fazem parte da discografia da banda os singles Pressa, Mar Aberto e O Jogo, lançados na coletânea Flecha Discos Vol. I.
Antes da pandemia, a banda fez uma extensa turnê, passando por importantes palcos de todo o Brasil como Circo Voador, Fundição Progresso e Imperator no Rio de Janeiro, Hangar 110 e Tropical Butantã em São Paulo.
Ademais, marcou presença em importantes festivais brasileiros, como Festival COMA (DF), Festival Bananada (GO), Festival DoSol (RN), Locomotiva Festival (SP) e Oxigênio (SP). Por fim, chegou ao Rock in Rio (2019) e Lollapalooza (2020 – adiado para 2022).