MNTH (lê-se “mantega”) retorna com o EP Iminente, um lançamento mais intimista e misterioso que seu trabalho anterior, homônimo, de 2021, mas sem perder a verve de uma mistura única da percussividade afro-brasileira com tons de punk, dub e jazz.
O lançamento reúne parcerias com artistas de vários lugares do mundo e está disponível em todas as plataformas de música pelos selos Desmonta (Brasil) e Mais Um Discos (Inglaterra).
O trabalho tem lançamento acompanhado de um vídeo criado e dirigido pelos artistas visuais Renan Cruz e Kaue Akimoto com contribuição do coletivo de fotógrafos Rolê para a faixa “pedra sobre pedra”.
MNTH é um projeto do artista sonoro Luciano Valério, também conhecido pelo seu trabalho com o selo Desmonta, onde busca trazer sons para o experimental brasileiro.
Em seu trabalho autoral, ele cruzou fronteiras com elogios e atualmente trabalha em seu novo álbum, que será lançado ainda em 2022 e contará com participações de M.Takara (Pharoah Sanders), Lello Bezerra (Siba), Carla Boregas (Rakta), Marco Nalesso (Imagética), Rogério Martins (Hurtmold) e Rodrigo Hara.
Em Iminente, ele conta com vocais de Hanna Olivegren (da banda americana de drone-rock minimalista Zomes), percussões de Rogério Martins e remixes de Thavius Beck (Nine Inch Nails) e do produtor musical polonês Bartosz Weber (Baaba).
“Iminente surge como um segundo passo das trilhas sonoras feitas para o documentário Pedra Sobre Pedra. Foi neste período que eu resolvi me aprofundar sobre uma infinidade de histórias que atravessam séculos sobre a região do Vale do Anhangabaú e transpor este universo para uma beleza sublime, etérea”, analisa Luciano.
Iminente está disponível em todos os serviços de música e no canal de YouTube de MNTH.