O concerto Orquestra Ouro Preto: A-Ha, tributo à banda norueguesa, chegou ao streaming. O público pode assistir ao show no YouTube. Além de ouvir o repertório, o público que acessar o canal da Orquestra na plataforma poderá vivenciar a experiência estética completa, com os elementos visuais que também marcaram a década de 80 e que dialogam diretamente com a obra da banda norueguesa.

Orquestra Ouro Preto: A-Ha já nasceu com grande adesão do público e também com o aval dos integrantes do grupo icônico, que não só liberaram e aprovaram o projeto, como enalteceram o resultado que respeita e valoriza a sonoridade singular do grupo.

Um dos requisitos do maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra, durante o processo de gravação das canções e do registro audiovisual era que a experiência total remetesse à época, ao espírito e às memórias dos anos 80.

Com arranjos de Fred Natalino, o repertório de Orquestra Ouro Preto: A-Ha é inspirado no álbum On Tour in Brasil, lançado pela banda em 1989 e que carrega clássicos como Take On Me, Hunting High and Low, Crying in the rain, em um encontro especial dos riffs dos sintetizadores com os acordes dos instrumentos de cordas.

Talvez tenha sido essa capacidade da Orquestra Ouro Preto de respeitar a obra dos noruegueses, ao mesmo tempo em que coloca sua própria marca, o elo que levou à adesão imediata do público e dos próprios artistas homenageados. Desde sua estreia, em formato virtual em maio de 2021, o concerto tem sido um grande sucesso e a repercussão alcançou fã-clubes do mundo todo e até os integrantes da banda. O tecladista Magne Furuholmen, fundador do A-Ha, postou em sua conta do Instagram elogios à apresentação, que já soma 200 mil visualizações no YouTube.

Orquestra Ouro Preto: A-Ha é a segunda imersão da formação mineira no universo de bandas internacionais a ser registrada, sendo a primeira delas um mergulho na obra dos Beatles, com dois volumes, também referencial na trajetória da Orquestra. Mais um passo dos mineiros rumo à internacionalização do seu trabalho, mas também uma forma de sempre dialogar com os desejos, os gostos e as demandas de seu público, proporcionando a este sempre as melhores experiências.