A banda Pense, formada por Ítalo Nonato, Alexandre Magno, Daniel Avelar, Judá Ramos e Rapha Gonçalves, lançou o clipe da faixa-título de seu quarto álbum de estúdio, Tudo Que Temos de Lembrar, previsto para o dia 23 de outubro.
Gravado no Tendal da Lapa, em São Paulo, o clipe foi dirigido por Felipe Hervoso, cuja ideia foi conectar visualmente com as fotos promocionais do álbum e jogar luz sobre a banda tocando, com foco nas emoções que a música desperta nos integrantes:
“É como se fosse o primeiro sinal de luz no meio da escuridão. Aquela mão que te puxa antes de cair num precipício. Talvez o primeiro degrau de um novo recomeço, então essa música sintetiza isso. A situação é essa, talvez a gente esteja num lugar em que a gente não espera, mas levanta, um dia por vez, um passo por vez. Sobe um degrau de novo e já será um avanço bem grande”, comenta o vocalista Ítalo Nonato sobre a música.
Sobre a produção e execução do videoclipe, o baixista Judá Ramos comenta: “A escolha do Hervoso foi a que mais atendia entre as opções que a gente tinha em mente, considerando o que a banda precisava e queria fazer no momento. Foi uma experiência muito boa, ele é um cara que também vive no meio da música, tem banda de metal, tá no meio do rolê. Sobre o local, a gente tinha algumas opções, mas acabamos achando o Tendal mais adequado, pois é o local que vai acontecer o show de lançamento do álbum, então era importante para nós fazer essa conexão.”
Três singles precederam o lançamento da faixa Tudo Que Temos de Lembrar. Em 2022, a canção As Cores São Bem Diferentes introduziu a nova formação. No ano seguinte foi a vez de Sala de Controle. E a última amostra foi De Onde Viemos, em maio deste ano.
Tudo Que Temos de Lembrar terá 11 faixa ao todo, que refletem o momento atual da banda e questões pessoais que os integrantes consideraram importantes para compartilhar com o público. A produção foi encabeçada por Ítalo Nonato e Alexandre Magno, além de composições do restante dos integrantes.
Além disso, o álbum ainda conta com a edição de Marco Túlio Nonato. O renomado Gabriel Zander, responsável por trabalhos para BAD LUV, Sugar Kane, Radical Karma, entre outros, ficou a cargo da mixagem e masterização.
Para Ítalo, o trabalho ao longo de 11 faixas reflete o momento atual da banda e questões pessoais que os integrantes consideraram importantes para compartilhar com o público:
“Essas músicas sintetizam o momento que estamos vivendo, com várias coisas que a gente achou importante registrar e quis transmitir também. Este disco sintetiza a fagulha da ignição e inicia o processo de acender uma chama de novo no meio da escuridão. Ela é uma reflexão sobre tudo o que a gente já passou até aqui e sobre esse renascimento. É um novo momento de redescoberta, de reaprender a andar, e nele a gente tenta amarrar tudo o que a gente precisa lembrar para sair desse túnel, desse lado escuro.”
Cada canção aborda temas relevantes para a existência humana, como família, amizade e amor, além de tópicos mais complexos como saúde mental e questões sociopolíticas. Para os integrantes da banda, esse disco marca um amadurecimento criativo, onde o processo de produção também envolveu uma redescoberta pessoal.