Com mais de dez anos de estrada, a Raça lança seu quarto álbum intitulado 27 pela Balaclava Records. O trabalho foi produzido pelos integrantes ao lado de Roberto Kramer. O conceito do disco foi elaborado em conjunto com o artista plástico e tatuador Lucas Peixe, cuja pesquisa acadêmica sobre pipas e tatuagens ajudou a nortear as canções e que também assina a capa do disco.
O disco, com 14 faixas, evidencia as novas pesquisas sonoras dos integrantes, dentre elas Brasil anos 70, Jorge Ben, João Gilberto, Rita Lee, João Donato e Ana Mazzotti.
“Música e banda sempre foram unha e carne para mim, imagem e som. Durante a pandemia, me distanciei do rolê de banda. Não fiquei pensando em fazer live, escrever disco nem nada. Comecei a escutar bastante voz e violão, canções que emocionam, são atemporais, podem ter várias roupagens diferentes, interpretações. Pela primeira vez me apaixonei por música e não pelo rolê”, comenta Popoto Martins, um dos vocalistas e letrista da banda.
O disco, com menos preocupação estética, acaba por criar um universo próprio através de timbres desprendidos de um gênero específico, com a missão única de exaltar as canções e mensagens do álbum.
Além da imersão musical do grupo, o disco traz participações e colaborações nacionais de Gab Ferreira, Dada Joãozinho, Marina Nemesio e Maurício Takara. O argentino Gal Go, saxofonista também conhecido por ser integrante da banda King Krule, assina o feat na faixa Eu Penso, que também conta com vocais da produtora SHEIVA.
Formada em 2012 a banda nasceu para ser um contraponto em seu meio. No início rodeada de bandas de hardcore, a Raça sugeria um som carregado, lento e sentimental, o que permitiu um diálogo com outros gêneros e casas de show. Essa troca moldou o som da banda com o passar dos anos. Muitos trabalhos gravados de maneira caseira e dois álbuns de estúdio, Saboroso (2016) e Saúde (2019), ambos produzidos por Guilherme Chiappetta, que também participou da primeira gravação da banda em 2012.
O produtor é considerado essencial para formação musical da banda. Formada atualmente por Popoto Martins, Novato, Thiago Barros, João Viegas e Santiago Obejero Paz, todos amigos do colégio.