O que você está procurando?

Crédito: Fabio Ayrosa

BR

Quarto álbum de estúdio do Raça, 27 chega ao streaming

Com mais de dez anos de estrada, a Raça lança seu quarto álbum intitulado 27 pela Balaclava Records. O trabalho foi produzido pelos integrantes ao lado de Roberto Kramer. O conceito do disco foi elaborado em conjunto com o artista plástico e tatuador Lucas Peixe, cuja pesquisa acadêmica sobre pipas e tatuagens ajudou a nortear as canções e que também assina a capa do disco.

O disco, com 14 faixas, evidencia as novas pesquisas sonoras dos integrantes, dentre elas Brasil anos 70, Jorge Ben, João Gilberto, Rita Lee, João Donato e Ana Mazzotti.

“Música e banda sempre foram unha e carne para mim, imagem e som. Durante a pandemia, me distanciei do rolê de banda. Não fiquei pensando em fazer live, escrever disco nem nada. Comecei a escutar bastante voz e violão, canções que emocionam, são atemporais, podem ter várias roupagens diferentes, interpretações. Pela primeira vez me apaixonei por música e não pelo rolê”, comenta Popoto Martins, um dos vocalistas e letrista da banda.

Continua depois da publicidade

O disco, com menos preocupação estética, acaba por criar um universo próprio através de timbres desprendidos de um gênero específico, com a missão única de exaltar as canções e mensagens do álbum.

Além da imersão musical do grupo, o disco traz participações e colaborações nacionais de Gab Ferreira, Dada Joãozinho, Marina Nemesio e Maurício Takara. O argentino Gal Go, saxofonista também conhecido por ser integrante da banda King Krule, assina o feat na faixa Eu Penso, que também conta com vocais da produtora SHEIVA.

Formada em 2012 a banda nasceu para ser um contraponto em seu meio. No início rodeada de bandas de hardcore, a Raça sugeria um som carregado, lento e sentimental, o que permitiu um diálogo com outros gêneros e casas de show. Essa troca moldou o som da banda com o passar dos anos. Muitos trabalhos gravados de maneira caseira e dois álbuns de estúdio, Saboroso (2016) e Saúde (2019), ambos produzidos por Guilherme Chiappetta, que também participou da primeira gravação da banda em 2012.

O produtor é considerado essencial para formação musical da banda. Formada atualmente por Popoto Martins, Novato, Thiago Barros, João Viegas e Santiago Obejero Paz, todos amigos do colégio.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

O duo madrilenho Hinds lançou Viva Hinds, o quarto álbum de estúdio e um manifesto de vida e poder. Quatro anos se passaram desde...

BR

O músico Ale Sater lançou Tudo Tão Certo, seu aguardado disco de estreia pela Balaclava Records. Depois de anos de estrada no vocal e...

BR

Como uma linha de chegada que celebra as dores e delícias de um longo percurso, o novo projeto de Tássia Reis registra um ensaio...

BR

Um presente dedicado aos jovens. É como Matuê define 333, seu mais novo álbum, lançado de surpresa às 15h33 desta segunda-feira (9). Gravado com...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos