O adeus do Sepultura não será feito apenas de memórias de palco. Enquanto a turnê Celebrating Life Through Death caminha para seus meses derradeiros, a banda confirmou que deixará um último registro de estúdio antes de encerrar as atividades. O grupo revelou o título de seu EP final: The Cloud Of Unknowing.
O material físico (vinil exclusivo) será inicialmente disponibilizado como parte do pacote VIP da etapa norte-americana da turnê. Este será o único registro de estúdio da banda contando com o baterista Greyson Nekrutman, que assumiu as baquetas em fevereiro de 2024 após a saída de Eloy Casagrande.
Gravação de The Cloud Of Unknowing foi espontânea
O guitarrista Andreas Kisser já havia adiantado a existência dessas faixas. O material foi gravado de forma despretensiosa em Miami, logo após a participação da banda no cruzeiro 70000 Tons Of Metal em janeiro de 2025.
Segundo Kisser, são quatro músicas originais, criadas sem a pressão de gravadoras ou prazos.
“Foi muito espontâneo… Tínhamos um estúdio, algumas ideias e dissemos: ‘Ok, vamos fazer’. E foi ótimo. Sem pressão… Fizemos no nosso tempo, sem pressa. Por causa da ideia da turnê de despedida, podemos fazer isso também, nos desafiar artisticamente”, explicou o guitarrista.
Grande final em São Paulo
Além do EP, os olhares se voltam para outubro de 2026. A banda planeja o encerramento definitivo da carreira com um grande evento em São Paulo, descrito por Andreas como um “Sepul-fest”.
A intenção é reunir a história viva da banda no palco. O convite está aberto a todos os ex-integrantes, incluindo os irmãos Max e Igor Cavalera, além de Jairo Guedz, Eloy Casagrande, Jean Patton e Roy Mayorga.
“É totalmente irrelevante discutir o passado, quem está certo, quem está errado… Vamos tocar para os fãs, para nós mesmos, para nossas famílias. Eles serão convidados. Se quiserem fazer parte desta festa, são bem-vindos. Se não, tudo bem”, afirmou Kisser.
Por que parar?
Ao refletir sobre os 40 anos de estrada, Andreas reforça que a decisão de parar foi consciente para evitar a estagnação artística.
“Um artista não pode estar na zona de conforto. Se você está lá, você está f*****, porque vai perder o contato com a realidade… É ótimo parar em um bom momento, sem brigas, sem um fator externo separando a banda. São nossos próprios termos.”
Ainda não há data confirmada para a disponibilização do EP The Cloud Of Unknowing nas plataformas de streaming.