Atração de abertura do Franz Ferdinand em SP, Tom Ribeira aposta no charme no single “Juba”

Atração de abertura do Franz Ferdinand em SP, Tom Ribeira aposta no charme no single “Juba”

A MPB ganha um tom mais contemplativo e orgânico nesta sexta-feira (30). O cantor e compositor Tom Ribeira, uma das novas vozes que vêm renovando o gênero com respeito às raízes, lançou nas plataformas digitais o single Juba.

A faixa é o cartão de visitas para seu primeiro EP, Pedaço, que tem lançamento agendado para o dia 6 de março.

Tom Ribeira traz a metáfora do leão rendido

Liricamente, a canção subverte a lógica da selva. Em Juba, a leoa não vence pela força bruta, mas pela inteligência afetiva e pelo encanto. Tom constrói uma metáfora poderosa: a do leão que entrega a própria juba, símbolo de orgulho e soberania, em nome da paixão.

“É um amor tão forte, tão maluco… Sua imagem me paralisou / Nem se eu quisesse escapar, daria”, canta o artista, definindo um amor que suspende o tempo e a razão.

Sonoridade “à moda antiga”

O grande diferencial de Juba em relação ao repertório do artista é a sonoridade. Fugindo da urgência do pop atual, a faixa aposta em uma estética old school.

A gravação foi feita ao vivo com a banda, capturando silêncios, respirações e aquela “sujeira” orgânica que dá vida à música. A produção e o arranjo são assinados em parceria com Breno Viricimo.

“É uma faixa que soa preservada, quase intacta… apenas os coros adicionados ao final, no refrão, ampliam a sensação de eco e entrega”, explica Tom.

Tom Ribeira foi de Paris para São Paulo

Para quem está chegando agora: Tom Ribeira começou nas redes sociais, mas já tem quilometragem de gente grande. Em 2022, ele pisou em palcos históricos de Paris, como o La Cigale e o Elysée Montmartre.

Agora, ele prepara o terreno para o show de lançamento do EP no Brasil, que acontece em 15 de março, no Na Rotina, em São Paulo. Dois anos atrás, Tom Ribeira foi atração surpresa antes do show do Franz Ferdinand no Tokio Marine Hall, em São Paulo.

Serviço

  • Onde: Na Rotina (São Paulo)
  • Quando: 15 de março de 2026