A banda santista Tosco, um dos principais nomes do crossover paulista, depois da excelente repercussão de seu último álbum de estúdio, Agora É a Sua Vez (2024), lançou seu primeiro registro ao vivo da carreira. Facão Afiado – Ao Vivo em São Paulo, gravado em setembro do ano passado no festival Thrash disConcert II, no RedStar Studios, na capital paulista, junto à banda Faces Of Death, captura toda a fúria do quarteto no palco.
O grupo, formado por Oswaldo Fernandez (vocal), Ricardo Lima (guitarra), Carlos Diaz (baixo) e o novo baterista Bruno Conrado (também integrante da seminal banda Vulcano), apresentou um setlist destruidor, reunindo material de quase uma década de carreira e três álbuns matadores no currículo.
Com letras contra as mazelas da sociedade em geral e uma sonoridade cheia de revolta contra tudo que há de errado, Facão Afiado – Ao Vivo em São Paulo reforça essa mensagem de forma contundente. O peso das letras e discursos de Oswaldo Fernandez é praticamente expurgado em faixas como O Brasil é o Crime, Dois Psicopatas, Dia de Decisão, Lei do Silêncio e Casa de Nóia (que será lançada como o próximo videoclipe da banda).
Destaque também para o arrasa-quarteirão Cala A Boca Globo e o vibrante O Monstro, com suas mensagens contidas e sérias, respectivamente. Todas refletem essa visão crítica, abordando corrupção e podridão política com a força de um rolo compressor.
A banda segue entre as bandas que mantêm viva a tradição do thrash/hardcore forjada no Brasil ao longo das últimas quatro décadas, mantendo uma cena nacional não só bem servida, mas também atualizada e relevante.