Supergrupo Tripa Seca lança o álbum Charivari; ouça!

Supergrupo Tripa Seca lança o álbum Charivari; ouça!

As trajetórias múltiplas e renomadas dos quatro integrantes do supergrupo Tripa Seca se encontram no novo disco da banda carioca, Charivari. O projeto com jeito de coletivo criativo reúne Marcelo Callado, Renato Martins, André Paixão (Nervoso) e Melvin Ribeiro (Carbona e mais mil bandas) e faz de seu segundo disco.

Em resumo, é uma ousada viagem sonora por ritmos brasileiros das últimas décadas, indo do rock ao brega, passando pelas referências ao som latino de bandas adoradas como Mano Negra, Squirrel Nut Zippers e Cafe Tacuba, chegando rock indie, com reverencia a expoentes como Pixies e Butthole Surfers.

O novo trabalho de Tripa Seca surge após singles como Solstício de Inverno, Não Peida no Amor, Feitiço do Tempo e Que Dia, faixas que atestam a versatilidade do grupo.

O álbum celebra o tumulto, a confusão, a discussão acalorada, a música discordante. O título do disco resume esse conceito: Charivari era um costume popular europeu e norte-americano, em que se simulava uma espécie de desfile encenado por uma comunidade, cujo objetivo era produzir o máximo de dissonância sonora possível.

“Acho que tem um quê de confusão no nosso som. Confusão no sentido bom… No sentido de ser uma grande miscelânea de ideias e sons”, reforça Renato Martins, autor da ideia que deu origem ao nome do disco.

A principal motivação da banda para aceitar o desafio de produzir um disco em plena pandemia foi a multiplicidade de referências inseridas nas histórias e estéticas sonoras de cada canção, organizadas como uma unidade.

Com caminhos cruzados em bandas e artistas como Acabou La Tequila, Lafayette & Os Tremendões, Banda Cê (de Caetano Veloso), DoAmor, Canastra e Carbona, a Tripa surgiu em 2015 trazendo de volta os elos criativos para o círculo de amizade.

Em 2019, os músicos lançaram um homônimo álbum de estreia e agora se consolidam como uma espécie de coletivo de produção, trazendo uma identidade peculiar e centrada em suas identidades múltiplas.