Uma das bandas mais produtivas do rock independente brasileiro, a Violins ficou nada menos que seis anos sem lançar nada. O longo hiato foi interrompido em julho do ano passado, com o lançamento do single Sossego Tenso, mas depois foram mais 12 meses até o lançamento de outras duas músicas. Doce Privilégio e Preços chegaram este mês às plataformas digitais e se unem ao single anterior para completar o EP Quase Metade.
Criada em Goiânia, em 2001, a Violins é uma das bandas mais respeitadas do rock independente nacional e conta com nada menos que nove discos já lançados. Em parceria com a Monstro Discos, o trabalho da banda foi fartamente reconhecido pela crítica nacional.
Agora, o grupo volta às produções. As três novas músicas foram gravadas no estúdio UP Music em Goiânia, com a produção de Braz Torres e da própria banda. O lançamento do EP marca também o retorno do baixista Thiago Ricco ao Violins, após um período em que o produtor Gustavo Vazquez assumiu o baixo para a gravação do disco A Era do Vacilo (2018).
O EP traz três músicas que exploram as paisagens musicais já características do Violins, com construção melódica cuidadosa, instrumental com harmonias que bebem na fonte do indie rock e da composição da música brasileira, trazendo letras que convocam o ouvinte a viajar no que a vida oferece de bom e ruim.
Doce Privilégio é uma balada que fala sobre a busca por um alívio, por descanso, em face das pressões e cobranças do mundo, com refrão explosivo e intenso e versos com melodias sinuosas. Preços traz uma pegada mais rock e dançante, refletindo sobre as relações que estabelecemos com as coisas, com os valores, com o comércio de tudo que existe.