ALDO FAZIOLI
A música tradicional contemporânea americana conhecida como folk, apesar de não ter tido o mesmo “peso” de outras vertentes musicais, também contribuiu para a formação original do rock lá nos anos 1950. Sua participação, no entanto, foi muito mais significativa e frutífera muitos anos depois.
Nos anos 1950, a juventude lutava pelo seu espaço na sociedade e expressava toda sua rebeldia embalada pelos riffs de Chuck Berry e pelos rebolados provocantes do Elvis Presley. Entretanto, na década seguinte, bem mais maduros e engajados politicamente os jovens se manifestavam fortemente a favor dos movimentos dos direitos civis e contra as guerras. Com isso, as canções de protesto de Bob Dylan e Joan Baez tornaram-se basicamente hinos de uma geração.
Foi nesse quadro sociopolítico que o folk fortaleceu sua vocação de música contestadora. E deste modo, convertendo-se na principal voz desse movimento, apoiado por toda classe universitária americana e pelos ativistas de plantão.
Surgimento do folk rock
A aliança conceitual e musical caracterizado por essas aspirações foi fundamental para a concepção de um novo estilo musical. E desse modo, nasce o folk rock. Um gênero que reunia a essência das raízes populares do folk com o hibridismo musical do rock daquele período.
Esse novo acontecimento cresceu muito à medida que artistas consagrados do folk revival reforçaram seus repertórios com narrativas de protestos e se incorporaram aos novos talentos que surgiam. O Greenwich Village (1) foi o principal palco desse movimento, bairro que por muitos anos concentrou os estudantes nos bares e parques para curtirem seus ídolos que lá se apresentavam.
Na lista dos artistas que surgiram dessa nova geração estão os já citados Bob Dylan (2) e Joan Baez. Bem como Neil Dyamond, Carole King, Cat Stevens, Bob Seger, Tom Waits, Simon & Garfunkel, Mamas & Papas, Peter Paul & Mary e muitos outros.
Entre as bandas pioneiras está The Byrds, que em seu disco de estreia gravou hit Mr. Tamborine Man composta por Bob Dylan. Seguindo a mesma “fórmula” também tivemos The Turtles e The Bean Brummels. Por outro lado, outros grupos passaram pelo folk rock, mas logo seguiram no rock psicodélico como o The Greateful Dead, Jefferson Airplane e Lovi’n Spoonfull.
E claro, não podemos ignorar o ecletismo incomum do Crosby, Still, Nash & Young. Uma das mais respeitáveis bandas do folk rock da história era formada por um “dream team” do gênero.
https://youtu.be/gYLKlgalHMs
Os britânicos
É importante também destacar o folk rock britânico que também teve seus seguidores. Por exemplo, o escocês Donovan foi considerado o Bob Dylan britânico e por muitos anos teve que conviver com esse “apelido”. Enquanto, as bandas Fairport Convection, Steeleye Span e The Incredible String Band sempre são as referências quando o tema é folk rock britânico.
A banda America, que apesar do nome, foi formada por ingleses descendentes de americanos, é uma das mais conhecidas mundialmente. Por meio do seu folk rock mais pop, emplacou inúmeros sucessos, entre eles A Horse With No Name e I Need You.
O folk rock inglês também teve seu lado mais erudito. Por exemplo, o Jethro Tull explorava o folklore com temas medievais. Da mesma forma como o Led Zeppelin buscava influências no folklore do povo celta para as suas canções.
O folk rock pode ser compreendido não só com um estilo musical, mas sim uma cinesia que reuniu o espírito rebelde sonhador dos anos 1950. Ao mesmo tempo em que trazia os mais belos versos poéticos da música contestadora dos anos sessenta. Como resultado, ele ainda se manteve no cenário musical com seus principais artistas durante as décadas seguintes.
Observações
(1) Greenwich Village é um bairro localizado em Manhattan, no estado de Nova York. Conhecido apenas como “The Village”, ele apresenta uma atmosfera tipicamente europeia. Bem como é famoso por ser apontado como o berço da cultura e da contracultura americana.
(2) Bob Dylan com sua imagem de rebelde é considerado o poeta do rock. Um fato emblemático ligado a ele é que, de certa forma, o músico contribuiu para o surgimento do folk rock. Isso aconteceu quando admitiu que ao ouvir as músicas I Want To Hold Your Hand dos Beatles e The House of The Rising Sun dos Animals, trocou seu tradicional violão pela guitarra elétrica. Sua música Like a Rolling Stone aparece em primeiro lugar entre as 500 melhores músicas de todos os tempos na publicação especial da revista Rolling Stone.
Rock Abraço,
Aldo Fazioli