VINICIUS SOUZA
A banda de post-hardcore americana La Dispute, formada em 2004, lançou seu mais recente álbum no dia 22 de março. Coincidentemente, no mesmo dia que foi lançado LP3, do American Football. Anteriormente, resenhado na Desfibrilador.
Dessa vez, a banda optou por uma sonoridade não tão agressiva como o de costume. Porém, isso não quer dizer que o álbum é menos intenso. O panorama apresenta um grande trabalho na construção de uma atmosfera angustiante, tanto pelos vocais gritados, quanto pela instrumentalização no geral.
O álbum abre com uma faixa introdutória de um minuto. Logo na seguinte, Fulton Street I, podemos perceber uma vibe meio sufocante, o elemento da angustia. Esse sentimento é construído através da música, com a leve progressão feita e o incremento dos demais instrumentos.
Com o passar do álbum, podemos sentir parte desse sentimento de angustia se dissipando, e perceber isso principalmente em faixas como Rhodonite and Grief, In Northen Michigan e There You Are (Hiding Place). Isso se deve a uma sonoridade muito mais calma, que passa a ser adotada pelos músicos. A sensação que temos é de quase como se nós estivéssemos sem ar no início, porém com o tempo recuperamos a respiração.
Spoken word
Essa jornada de angústia e ansiedade é concluída com You Ascendant, faixa que tem pouco mais de sete minutos. Todavia, a maior parte é no modelo spoken word, que consiste no cantor falando em cima dos instrumentos, ao invés de cantar. No fim, o spoken word já não é mais utilizado. O canto entra, porém apenas por alguns versos. Em geral, a faixa é muito mais calma que as demais.
Como conclusão, o álbum tem muito a oferecer para pessoas que estão procurando uma experiência diferenciada. Pois ele não trata a música como simplesmente uma forma de entretenimento, mas como uma narrativa que é seguida. Transmite emoções e como toda boa história, tem o seu fim.
Caso você não tenha interesse em acompanhar essa narrativa ou prefere não passar pela sensação de constante angustia, este álbum tem pouco apelo para você. No âmbito musical, o La Dispute traz pouca inovação com Panorama, o que faz com que um ouvinte distraído pense que é mais do mesmo.