Crítica: Alesana – Try This With Your Eyes Closed

A banda de post-hardcore norte-americana Alesana lançou seu debute em 2005. Intitulado Try This With Your Eyes Closed, o álbum conta com um total de nove faixas e aproximadamente 35 minutos de duração.

O meio dos anos 2000 foi uma época complicada para o emo. Conforme novas bandas emergiam a sonoridade do estilo se tornava saturada. Simultaneamente, o início do avanço da internet proporcionava novos meios de divulgação de música. Este era o caso da rede social MySpace. Esta se encontrava lotada com músicas do estilo emo, e não é incorreto dizer que isso ajudou a saturar o mesmo.

Contudo, surgiu uma luz no fim do túnel. Alesana foi uma das principais responsáveis pela divulgação do “pop screamo”. Mas o que seria esse novo gênero emergente e como isso influenciaria o emo como um todo?

Try This With Your Eyes Closed

Ao debutar, a banda trouxe algumas novas influências para o jogo. Focado mais numa sonoridade pouco mais acessível, o pop screamo trabalha com conceitos do post-hardcore aliados com conceitos do pop chiclete. Isto é, vocais gritados intercalados com melodias que ficam na mente e instrumentos mais básicos.

A banda pegou a cena que estava completamente infestada com músicas mais pesadas e tornou o gênero mais acessível com as suas mudanças. Para a época, esse “twist” foi um dos principais fatores que manteve a cena underground do emo ativa.

Uma vez que este novo modelo foi introduzido, o emo começou a se remodelar.

Considerações Finais

A influência de Try This With Your Eyes Closed é inegável. Mesmo depois de todos esses anos, o álbum continua sendo aberto a reinterpretações e a ser atribuídos novos sentidos. A mudança para um estilo mais chiclete, com refrões mais impactantes e vocais mais agudos ajudou a popularização e a renovação da cena underground do emo.

No mais, este é um dos principais álbuns do estilo lançados no meio dos anos 2000. Apesar de todas as mudanças que houveram, o mesmo mantém sua relevância até hoje.