O surgimento de supergrupos não é nenhuma novidade para os roqueiros. De tempos em tempos vemos artistas das mais variadas bandas se juntando para tentar criar algo totalmente novo. Foi o caso do Velvet Revolver, formado por ex-membros do Guns n’ Roses e o falecido Scott Weiland (Stone Temple Pilots) nos vocais. Audioslave, que juntava o também falecido Chris Cornell, à época frontman do Soundgarden, com integrantes do Rage Against the Machine. Porém, nenhum desses conseguiu ter uma química tão forte quanto o Them Crooked Vultures.
Formado em 2009, o trio continha só nome de peso: Josh Homme (Queens of the Stone Age), no vocal e guitarra, Dave Grohl (Foo Fighters e ex-Nirvana) e John Paul Jones (Led Zeppelin). Os três já haviam colaborado de alguma maneira durante a carreira para a construção do que chamamos hoje de stoner rock, e foi exatamente nesse estilo, cheio de instrumentos presentes em todas as partes de canção e uma voz potente, mas também melódica, que eles decidiram se aventurar.
No mesmo ano de criação, a banda lançou seu único disco de estúdio, homônimo. O álbum é uma aula completa sobre o que é o stoner e todas as suas influências. Obviamente pelas canções terem a voz de Homme, o trabalho do grupo soa mais como QOTSA, porém, dá pra encontrar diversos elementos do próprio Foo Figthers, de Grohl.
Por mais que remeta um pouco a antigos trabalhos dos artistas, o som do Them Crooked Vultures é algo único, que só seria possível atingir justamente com os nomes de peso presentes em todos os instrumentos. Os singles New Fang e Mind Eraser, No Chaser já mostravam isso.
Com o lançamento do conjunto inteiro, veio outras grandes pérolas, como é o caso de Elephants, como uma intro instrumental de dar inveja. E a letra pesada da canção de abertura do álbum, No One Loves Me and Neither Do I.
O fato é que depois do lançamento do ótimo disco e algumas apresentações, cada um voltou para seus projetos primários e deixaram os fãs com um gostinho de quero mais que vai completar dez anos. Será que ainda veremos um reencontro do supergrupo dos sonhos?