O que você está procurando?

Disqueria - Carlos da Hora

Resenha – IC-01 Hanoi – Unknown Mortal Orchestra

CARLOS DA HORA

Quando todos já esperavam que o único lançamento em 2018 da banda neozelandesa seria o Sex & Food, lançado no começo de abril, a Unknown Mortal Orchestra surpreendeu e anunciou seu quinto disco de estúdio, o primeiro instrumental, IC-01 Hanoi, batizado com esse nome, pelo álbum inteiro ter sido gravado na cidade de Hanoi, capital do Vietnã.

Continua depois da publicidade

IC-01 Hanoi foi lançado no último dia 26, pela Jaqjaquwar, e conta com sete faixas, todas elas intituladas como “Hanói e sua posição no álbum, do 1 ao 7, respectivamente”. O único single divulgado, lançado exatamente um mês antes da chegada do álbum, no dia 25 de setembro, é a sexta faixa do disco Hanoi 6 com seus 9:47 minutos de duração.

Depois de quatro álbuns com a voz suave de Ruban Nielson acompanhando as músicas da banda, é muito complicado digerir o álbum, e até aceita-lo, mas ele vale o esforço, justamente por mostrar com clareza o que a banda pretendeu fazendo essa obra.

Embora o álbum não seja essencial para a discografia da Unknown Mortal Orchestra, ele consegue revelar um alcance impressionante da banda que consegue explorar muito bem suas raízes psicodélicas com fortes influências de jazz, que te transporta em uma viagem sensacional por várias vertentes que esse gênero trouxe para a música, é de se notar que o álbum tem muita influência de toda a carreira de Miles Davis, trompetista e compositor americano que está entre as figuras mais influentes e aclamadas da história do jazz no século 20.

Continua depois da publicidade

Ainda assim essa exploração da banda a esses gêneros não foi focada para fazer esse disco, que foi mais a consequência de experimentos para formar a ambientação do Sex & Food, lançado no alguns meses antes. Falando no disco antecessor da banda, ele consegue mostrar uma bifurcação de sons já apresentados pela banda com influências completamente novas, também vale muito a pena ser ouvido.

Ou seja, o IC-01 Hanoi é como se fosse um caderno de anotações que ganhou vida, o que não influência nada no seu charme.

Quem ficou curioso e não sabe por onde começar o álbum, aconselho que escutem Hanoi 4 e Hanoi 5, que misturam vários elementos distorcidos que parecem muito estranhos e sinistros à primeira vista, mas que com o passar dos minutos você vai se acostumando com o som. E se gostarem, recomendo fortemente a escutar o Sex & Food, que é como se fosse a conclusão dos trabalhos do IC-01 Hanoi.  

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos