Entrevista | Beto Guedes – “Interesse tenho, mas temos que nos adaptar”

A última vez que Beto Guedes, um dos integrantes mais festejados do Clube da Esquina, esteve em Santos foi no longínquo 2006. Mas esse período ausente da região não é culpa do músico. O autor de Amor de Índio e Paisagem da Janela afirma que sempre está no aguardo de convites.

“Sim, acho que foi no mesmo teatro que faremos agora, tanto tempo ausente, né? Mas estamos sempre aguardando o convite de algum produtor local o que só agora ocorrreu”, justifica.

A longa espera, no entanto, acaba amanhã, a partir das 21h, no Teatro Coliseu, em Santos. Ainda há ingressos disponíveis à venda.

Guedes chega a Santos uma semana após a apresentação histórica de Milton Nascimento no Mendes Convention Center. Na oportunidade, Bituca relembrou boa parte do repertório do Clube da Esquina.

O mineiro, hoje com 68 anos, está sem lançar um álbum de estúdio há nove anos. O seu último registro foi Outros Clássicos (2010). Para Guedes, a forma de consumo de música influencia nessa demora. “Interesse tenho, mas temos que nos adaptar”, comenta.

A adaptação citada pelo músico se refere à preferência do mercado por singles e EPs, relegando álbuns.

Beto Guedes sem gravar, mas de olho no mercado

De olho no cenário musical atual, Guedes comenta que “tem muita gente nova com bons trabalhos, mas com muita dificuldade de mostrar ao público”. “Estou sempre aberto a novas parcerias”.

O artista reconhece que a diminuição da participação das gravadoras na carreira dos músicos tem um lado positivo e outro negativo.

“Assim como tudo, o cenário da música também mudou muito. Por um lado a diminuição de participações de gravadoras dificulta, mas por outro temos a facilidade de gravação e a ajuda das redes sociais”.

Falando sobre o set que apresentará em Santos, o multi-instrumentista conta que priorizará seus trabalhos dos anos 1970.

“Vamos mostrar o show Relâmpago, Amor e Sol: Trilogia de uma Década, que lançamos no Rio em julho. É uma viagem pelos três discos que lancei na década de 1970 (A Página do Relâmpago Elétrico, Amor de Índio e Sol de Primavera”.

Serviço

O show de Beto Guedes, amanhã, a partir das 21h, acontece no Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, em Santos). Os ingressos estão à venda e custam entre R$ 90,00 e R$ 120,00. Assinantes de A Tribuna mais um acompanhante têm 30% de desconto. Para comprar, basta acessar o site da Ingresso Digital.