Nossas redes

O que você está procurando ?

Especiais

32 documentários sobre punk e hardcore para assistir no streaming

A regra é clara: ninguém sai de casa. As próximas semanas devem ter uma alta expressiva nos casos de Covid-19 no Brasil. Tal fato deve sobrecarregar o sistema hospitalar do País. Aqui, nós seguimos o que médicos e cientistas informam. Portanto, para ajudar vocês nesse período complicado, o Blog n’ Roll listou 32 documentários espalhados em vários serviços de streaming sobre punk e hardcore. Alguns estão sem legendas.

Quando não for do YouTube, basta clicar em cima do nome do filme, que já abrirá diretamente no aplicativo indicado.

Califórnia Brasileira (Amazon Prime Video)

Retrato interessante e cuidadoso sobre o cenário punk e hardcore da Baixada Santista, Califórnia Brasileira é um recorte do período que o jornalista e cineasta Wlad Cruz vivenciou entre 1991 e 1999. O cineasta Rodiney Assunção também dirige a produção.

Publicidade

Turn It Around – The Story of East Bay Punk (Apple TV)

Oakland, Berkeley e outras cidades da East Bay nos renderam grandes nomes do punk rock, como Green Day e Rancid. Aqui, essa história é passada a limpo dos anos 1980 até os dias atuais. A narração é de Iggy Pop. É um dos melhores documentários do gênero.

Punk (Globoplay)

A série documental resgata a história do movimento punk, trazendo depoimentos de artistas que ajudaram a popularizar o gênero musical, como Iggy Pop, Ramones e Sex Pistols.

Punk: Attitude (YouTube)

Tomando como base a geração beatnik nos anos 1950, Don Letts revê as últimas décadas para observar de perto esse espírito eternamente rebelde. Dos explosivos anos 1960, chegando à eclosão punk na década seguinte, ele estuda o espírito, a ética, e a fúria do Do It Yourself. Está entre os documentários mais populares.

Skinhead Attitude (YouTube)

Skinhead Attitude é um documentário do diretor suíço Daniel Schweizer, que apresenta a história do movimento skinhead desde sua origem no final dos anos 60, e um estudo sobre a atual cultura dos diferentes ramos contemporâneos na Europa, Estados Unidos e Canadá, que vai desde os skinhead anti-racistas que simplesmente amam a música e a moda, até os boneheads da extrema-direita neo-nazista.

Publicidade

American Hardcore – A História do Hardcore Punk (YouTube)

O filme apresenta alguns pioneiros da cena do hardcore punk em Washington DC, incluindo o Bad Brains, Black Flag, D.O.A., Minor Threat, Minutemen, SSD, e outros. Um dos documentários que melhor retrata a origem do hardcore punk.

Punk’s Not Dead (YouTube)

O filme alega infiltrar-se em clubes, shoppings, estúdios de gravação americanos, onde pretende mostrar que o punk hardcore e o pop punk estão “prosperando” do ponto de vista americano.

Botinada – A Origem do Punk no Brasil (YouTube)

Item obrigatório para quem pretende explorar a história do punk rock no Brasil. Trabalho de alto nível desenvolvido por Gastão Moreira, o documentário conta com a participação das figuras centrais do pontapé inicial do punk no Brasil.

Subversão em Movimento – A História do Punk em SP (YouTube)

O documentário Subversão em Movimento – A História do Punk em SP aborda as quatro décadas de história de músicos que lutaram para conseguir o seu lugar como artista e serem ouvidos.

Publicidade

O Fim do Mundo, Enfim – 30 Anos do Festival Punk O Começo do Fim do Mundo (YouTube)

Não precisa muito esforço para entender qual foi o grande evento inaugural do punk rock em São Paulo. Aqui, muitas histórias são contadas. Se você já assistiu ao Botinada, aqui pode ser uma boa sequência para complementar. Ótimo para a coleção de documentários digitais.

The Epitaph Story (YouTube)

A história de uma das gravadoras mais marcantes do punk e hardcore norte-americano contada de forma minuciosa, cuidadosa e cheia de informações ricas sobre o selo. Interessante para entender o punk californiano dos anos 1980, 1990 e 2000.

Another State of Mind (YouTube)

Documentário feito no verão de 1982, descrevendo a aventura de duas bandas punk, Social Distortion e Youth Brigade, enquanto embarcam em sua primeira turnê internacional. Clássico para os apaixonados por punk rock.

Salad Days: A Decade of Punk in Washington DC (YouTube)

Apresenta os pioneiros da cena hardcore punk de Washington, D.C. ao longo de uma década (1980-1990) incluindo Minor Threat, Fugazi, Bad Brains, Government Issue, Youth Brigade, Teen Idles, Rites of Spring, entre outros.

Publicidade

Guidable: A Verdadeira História do Ratos de Porão (YouTube)

Guidable – A Verdadeira História do Ratos de Porão não só une e resgata, em 121 minutos de documentário, diversas gerações de uma das bandas de hardcore mais importantes do cenário mundial que ainda se encontra em atividade, como serve de importante registro audiovisual sobre o movimento punk no país.

Punks (YouTube)

Documentário que conta o começo do movimento punk no Brasil, que originou bandas como Ratos de Porão e Inocentes. Foi lançado em 1983, com imagens raras e marcantes.

Que Esse Grito Não Seja em Vão! Tributo ao Cólera (YouTube)

Redson Pozzi foi o líder de uma das mais importantes bandas punks brasileiras, o Cólera. Rodado dias após o seu falecimento, o documentário traz nomes como Clemente, João Gordo, Jão e Antônio Bivar prestando tributo e resgatando lembranças.

Cama de Jornal – Breve História do Punk Rock de Conquista (YouTube)

Documentário sobre a banda punk rock baiana (Vitória da Conquista) Cama de Jornal mostrando um pouco da cena onde ela está inserida.

Publicidade

Inocentes – 30 anos (YouTube)

Inocentes 30 Anos é um documentário sobre uma das primeiras e mais importantes bandas de punk do Brasil. O filme relembra a trajetória do Inocentes, revela as histórias dos integrantes e discute o movimento punk sem destruir o sistema.

Ariel: Sempre Pelas Ruas (YouTube)

Um dos nomes mais importantes do punk rock nacional, Ariel é um dos pioneiros na disseminação de som e cultura punk no Brasil. Vocalista da banda Invasores de Cérebros, ele também já liderou grupos musicais importantes da década de 80, como Restos de Nada, Desequilíbrio e Os Inocentes. Agora, é a vez desse pilar da música punk contar a sua história.

Hated: GG Allin & the Murder Junkies (YouTube)

Antes de virar o grande diretor de Hollywood com a trilogia Se Beber, Não Case e Coringa, Todd Philips documentou um dos nomes mais polêmicos do punk. GG Allin é uma lenda do mundo do punk rock. Falecido em 1993, seus shows sempre terminavam na delegacia ou no hospital. Seja pelas brigas com a plateia, por cagar e comer suas próprias fezes ou por qualquer outra loucura, sua figura é cultuada ainda nos dias de hoje.

João Brandão Adere ao Punk (YouTube)

João Brandão Adere ao Punk é fruto de um conto de Carlos Drummond de Andrade que virou filme nas mãos de um grupo de amigos que participam de coletivos culturais e da cena punk.

Publicidade

Rude Boy  (YouTube)

Parte ficção, parte documentário, Rude Boy conta a trajetória de um rapaz “alienado”, que deixa seu emprego em um sex shop para trabalhar como roadie do The Clash. Brigas entre nazis e anti-nazis, thatcherismo e repressão policial permeiam o filme, que apresenta a realidade da época e o esplendor de uma banda no seu auge.

The Decline Of Western Civilization (YouTube)

Filmado entre os anos 1979 e 1980, The Decline Of Western Civilization é um marco na história do punk. Dirigido por Penelope Spheeris, o longa retrata o movimento punk rock em Los Angeles na virada da década, revelando uma cena incrível e ajudando a espalhar o ideário do movimento.

Nofx – Backstage Passport 2 (YouTube)

Os bastidores dos shows e gravações do Nofx. Bagunça, quebradeira e muitas imagens históricas de apresentações do Nofx pelo mundo. É bem divertido.

Green Day – ¡Cuatro! (Qello)

Quem também optou por mostrar os bastidores do estúdio foi o Green Day. ¡Cuatro! traz imagens e registros da fase que a banda gravou três álbuns em sequência, na década passada.

Publicidade

L7 – Pretend We’re Dead (Qello)

Uma jornada que testemunha a ascensão, a queda e a redenção das pioneiras feministas do grupo punk grunge L7. Também disponível no Globosat Play.

New York Dolls – Lookin’ Fine On Television (Qello)

Incríveis raros clipes ao vivo e entrevistas filmadas por Bob Gruen e Nadya Beck nos dias inebriantes da ascensão da banda nos anos 1970. Filmagens dos primeiros shows em Nova York até os estúdios de TV, clubes e piscinas de Los Angeles. O filme em preto e branco nunca foi tão colorido! Inclui versões rasgadas de Personality Crisis, Who are the Mystery Girls?, Babylon

The Rise And Fall of The Clash (Qello)

O documentário definitivo sobre o The Clash registra a ascensão e a queda da banda. Imagens inéditas do conjunto no trabalho e no lazer, entrevistas com os integrantes e pessoas que os conheciam bem. Também disponível no Globosat Play.

A Fat Wreck (Qello)

O filme conta a história de como Fat Mike e sua ex-mulher Erin Kelly-Burkett montaram o selo, além de depoimentos de diversos músicos que lançaram seus discos pelo selo e como ele se tornou uma grande família.

Publicidade

A Band Called Death (Qello)

Um documentário sobre uma banda norte-americana que tocava punk ou proto-punk. Em virtude de estigmas da sociedade dos anos 70, a banda nunca conseguiu vingar. Até que há uns anos atrás o único registo discográfico da banda foi descoberto.

The New York Hardcore Chronicles (Qello)

O filme é centrado na comunidade e na cultura da cena punk hardcore icônica e altamente influente de Nova York, que está indo muito bem, mas precisa do seu apoio. O diretor Drew Stone trata o assunto de forma minuciosa e cheia de detalhes relevantes. Um dos melhores documentários sobre o New York Dolls.

Sid Vicious – Final 24 Hours (Qello)

Junte-se a nós enquanto investigamos o passado para descobrir a série de eventos que levaram à morte do baixista do Sex Pistols, Sid Vicious, e revelar pela primeira vez uma revelação chocante que lança nova luz em seu último dia.

Documentários pra caçar

Ainda é possível caçar por aí os documentários Garotos do Subúrbio, de Fernando Meirelles (1983), End of Century – A história do Ramones, The Filth and the Fury e Gimme Danger. Os documentários do Ramones e Sex Pistols volta e meia aparecem no Globosat Play.

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

Nesta sexta-feira (16), a partir das 20 horas, o Dantas Music Bar recebe as bandas Suburbia (Green Day Cover) e SubPop (Tributo ao Pop-Punk/Emo...

Agenda

Duas forças do hardcore contemporâneo farão suas estreias no Brasil em março: Angel Du$t (EUA, formado inicialmente por integrantes do Turnstile e Trapped Under...

BR

A banda capixaba de hardcore Dead Fish abriu 2024 com uma grata surpresa para os fãs, o lançamento do álbum Labirinto da Memória. Composto...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos