Mostrando um jeito diferente de fazer música, o Bloodhound Gang chegou a ter destaque na segunda metade da década de 1990, mas depois perdeu a força. Contudo, se engana quem acha que a banda se desfez logo após isso.
Lembrar do grupo é recordar a icônica The Bad Touch, faixa que integra o disco Hooray for Boobies. Além do mais, no clipe da canção, temos a icônica participação do ator Peter Dinklage.
Jimmy Pop e Daddy Long Legs
Em síntese, o Bloodhound Gang é fruto de uma ideia de James Moyer (Jimmy Pop) e Michael Bowe (Daddy Long Legs). Ambos estudavam na mesma escola, em 1988, e decidiram criar um grupo. Entretanto, o primeiro nome do conjunto foi Bang Chamber 8.
Contudo, três anos depois, eles decidiram trocar o nome da banda. A maior inspiração para o título veio da série de TV iniciada em 1990, The Bloodhound Gang. Sob o título, o primeiro trabalho da dupla foi a demo Just Another Demo (1993), criada para ser distribuída nas poucas apresentações que eles conseguiram agendar na época.
As portas do sucesso abriram para Jimmy e Daddy em 1994, com o lançamento da terceira demo The Original Motion Picture Soundtrack to Hitler’s Handicapped Helpers. O trabalho foi considerado tão interessante que a Cheese Factory Records patenteou o Bloodhound Gang e bancou o primeiro EP deles.
Use Your Fingers
Embora fazendo cada vez mais sucesso, Michael Bowe não se sentia confortável com a ideia de ficar preso às gravadoras. Após o lançamento de Use Your Fingers (1995), ele se juntou com Matthew Clarke e criou o grupo Wolfpac.
Entre saídas e entradas, Jimmy Pop foi o único membro original remanescente na banda. Totalmente repaginado, o grupo divulgou seu segundo disco One Fierce Beer Coaster (1996). Aliás, o primeiro single do projeto, Fire Water Burn, teve importante participação no sucesso do conjunto.
Sucesso
Após alguns anos só fazendo shows, o Bloodhound Gang lançou sua obra-prima, o disco Hooray For Bobbies (1999). Embalado pelo single The Bad Touch, o trabalho atingiu o primeiro lugar nas paradas de diversos países da Europa.
Anos 2000
Ademais, a banda sempre se manteve ativa, entre shows e turnês, mas só lançou dois discos no intervalo de dez anos. Hefty Fine (2005) e Hard Off (2015).
Sobretudo, em 2017, em entrevista, o baixista Jared Hasselhoff contou que a banda se desfez após o lançamento do quinto álbum. Ele ainda brincou, dizendo que após o presidente Donald Trump deixar o cargo eles retornarão. Que assim seja!