Gabrielle Aplin e Zeeba uniram forças recentemente para lançar uma nova versão de Skylight, hit da inglesa que faz parte da trilha sonora da novela Todas as Flores. Logo depois, os dois seguiram com seus projetos solos, revelando mais novidades. Zeeba com o álbum Cultivar, enquanto Gabrielle Aplin apostou em uma versão de Anyway, com Gavin James.
Os dois músicos conversaram com o Blog n’ Roll, via Zoom, sobre a parceria, novos projetos e a possibilidade de cantarem juntos no Brasil. Confira abaixo.
Como surgiu essa parceria entre vocês?
Gabrielle: Eu conhecia ele do Instagram, vi vídeos dele tocando. Não sei quem conectou quem primeiro, mas sabia quem ele era, e quando soube que teria ele em uma música comigo, fiquei muito animada, mal podia esperar para ouvir.
Zeeba: Recebi o convite pelo pessoal do meu selo, amei a música, ouvi algumas do álbum e Skylight foi uma das minhas preferidas. Foi um processo rápido, enviei uma ideia do que fazer e foi isso.
Gabrielle: Foi tão bom, ele enviou e pensei que já estava perfeito. Pensei que iríamos fazer uma chamada e talvez escrever algo, mas quando vi, estava pronta para mim.
O que propuseram na hora de reconstruir Skylight?
Gabrielle: Fiz essa faixa com o produtor Mike Spencer, ele é um mago. Sendo honesta, deixei para Zeeba e Mike. Tudo para mim estava feito e a música estava lançada já, e quando finalizo algo assim, penso não é meu, não mexo mais. É muito legal lançar uma versão depois de um tempo, meio aleatoriamente.
É muito legal ter a oportunidade de celebrar esse single, lançando assim como uma surpresa, e reinventando ele, fazendo uma nova versão.
Zeeba: É muito legal ser parte disso, tive músicas minhas que foram remixadas por DJs. Ouvir as músicas de um jeito diferente parece que dá uma luz maior a elas. Ouço tanto minhas músicas no processo de produção que quando saem, não ouço mais. Mas quando sai uma nova versão, dá um motivo para ouvir de novo e revisitar ela.
Essa música é linda, as melodias são muito divertidas de tocar e cantar junto. E tem uma abrangência vocal muito grande, fica alternando entre notas altas e baixas. Foi muito divertido fazer parte dessa segunda versão.
Na gravação do vídeo, Zeeba estava na Europa e você em São Paulo. Será que vamos ver esse encontro ao vivo também? Existem planos?
Gabrielle: Não tenho nada planejado, mas espero que sim, adoraria ir ao Brasil.
Zeeba: Você pode vir ao Brasil e participar de algum dos meus shows, e espero que se eu estiver na Europa, eu possa participar também.
Gabrielle: Sim, pode participar de um meu. Mas mal posso esperar para voltar (ao Brasil).
Zeeba: Como foi sua vinda ao Brasil, falando nisso, você ficou em São Paulo?
Gabrielle: Sim, fiquei em São Paulo. Nós só tínhamos dois dias de folga, mas foi bom, experimentei todas as comidas. Quando voltei para casa estava muito frio aqui, e é tão engraçado, que quando está frio nós fazemos ensopados, e eu estava lá no calor “amassando” várias feijoadas. Quando voltei para casa disse que precisávamos fazer, deve ser tão bom no frio. Então, descobri a feijoada, é o amor da minha vida.
Zeeba: Você conseguiu encontrar os ingredientes?
Gabrielle: Eu fiz baseada nas versões vegetarianas, usando vegetais e jaca.
Zeeba: Já comi a versão vegetariana, minha namorada é vegetariana.
Gabrielle: O que ela usa? Jaca também?
Zeeba: Nós nunca fizemos, comemos em restaurante, mas geralmente é com tofu.
Gabrielle: Comi uma linguiça brasileira em versão vegana, uma delícia.
Você tem uma relação muito forte com as trilhas sonoras. Já fez para novelas brasileiras, filmes, animação. É algo que costuma te atrair?
Gabrielle: Amo escrever para filmes, acho muito legal como a música e o filme extraem um lado diferente um do outro. Fiz uma música aqui que era para um anúncio de Natal, e na Austrália foi para a trilha de um filme de terror, amo como funciona para os dois.
Queria muito escrever para uma animação e me abordaram falando que estavam adaptando um livro do Terry Pratchett, de quem sou fã. Foi muito legal fazer algo divertido para crianças. Quando fiz o álbum, foi tudo muito sério, mas isto foi mais colorido.
Zeeba, para concluirmos, gostaria que você falasse sobre o seu novo álbum. O que pode adiantar sobre ele?
Zeeba: Vou lançar aí, fase nova, é um disco que a princípio tem sete músicas. Quero adicionar mais música até o final do ano. O bom do Spotify é que você consegue ir adicionando as músicas ali. Mas sim, a gente tá lançando o álbum em partes, já lancei o primeiro single, Pra Te Dizer Que Sim, que saiu agora. E vão sair aí mais quatro músicas (lançadas no último dia 10), além de mais duas em junho.
Estamos soltando em partes, um álbum que tem músicas em inglês e em português, se chama Cultivar.
Um álbum que tem esse tema, de estar cultivando ao nosso redor, que quando a gente cultiva o nosso redor, cultiva a nós mesmos. Tem esse lance de cada música ter um tema, a primeira fala sobre amor, outras falam de estar presente, esperança, é um álbum bem positivo, solar. Dá pra escutar em várias situações, vejo escutando na estrada, em casa com os amigos, é bem eclético.