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Entrevista | Sticky Fingers – “Esse álbum é o reflexo do que passamos na época”

A banda australiana Sticky Fingers prepara o lançamento do seu quinto álbum de estúdio, Lekkerboy. Até o momento, cinco canções foram reveladas, incluindo a faixa-título, último lançamento.

O baterista brasileiro Beaker Best e o tecladista Freddy Crabs conversaram com o Blog n’ Roll sobre o disco, cena roqueira da Austrália e álbuns que impactaram os integrantes da Sticky Fingers.

Tivemos cinco singles divulgados até o momento do novo álbum do Sticky Fingers. As faixas trazem algumas reflexões, seja pelo lado da saúde ou das relações pessoais. O que mais pesou nas influências dessas composições?

CRABS: Eu acho que esse álbum é um mix de tudo. O último álbum foi um pouco mais reflexivo e sólido. Este último tentamos fazer mais inspirador a ainda sim refletindo no que estávamos fazendo enquanto estávamos criando esse álbum. Dylan não estava bem, Paddy estava superando sua doença mental também. Tinha muita coisa acontecendo, mas também tinha muito crescimento e positividade.

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BEAKER: Nós conseguimos superar tudo isso, estamos vivos!

CRABS: Respondendo sua pergunta, esse álbum é o reflexo do que passamos na época, é um mix disso. Ainda estamos passando por muita coisa, mas vamos superar isso. E fazer o mundo brilhar um pouco.

A música Lekkerboy reflete bastante do Dylan. Lekker significa saboroso, legal, em holandês e sul-africano… Reflete nos momentos difíceis, mas mostrando um lado positivo, porque é tudo que você tem. Senão você não consegue. Dylan ganhou uma tatuagem na barriga escrita “Lekker” em uma de nossas tours.

BEAKER: Nós viajamos para a Europa e o Dylan estava com um passaporte vencido. Não sei nem como deixaram ele entrar no avião. E sei lá, ele falou que iria voar de volta para a Austrália. Então, em Abu Dhabi, ele pegou um voo para Amsterdã e sumiu por quatro dias. E ele voltou e estava com essa tatuagem. Na hora eu olhei e pensei o que é isso? Mas hoje é uma das minhas tatuagens preferidas.

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Falando sobre o processo de criação de Lekkerboy, como foi gravar esse álbum em meio a tantas incertezas impostas pela pandemia?

BEAKER: Acho que a razão por termos feito tantas músicas foi porque ficamos sem fazer shows. Sidney estava em lockdown. Então nós fomos para a casa dele todos os finais de semana na maior parte do ano. Ficamos juntos escrevendo, sendo positivos e isso foi muito bom… acho que conseguimos 17 músicas naquele momento.

CRABS: E a música Lekkerboy foi escrita um pouco diferente, com um pouco mais de trap e bateria, mas também umas batidas…. nós sampleamos a canção enquanto o Bekear fazia a parada dele com a bateria… Nós não roubamos, nós fizemos do nosso jeito (risos).

Mas é uma letra escrita pelo Dylon e Paddy. É uma grande balada… O Therasus que é um grande amigo nosso produziu esse disco, que também trabalhou pesado nessa letra e acho que eles terminaram em um dia. E é uma letra tão pesada…não tem parada e batida o tempo todo.

Nos últimos anos temos observado um número grande de bandas boas da Austrália. Vocês observam isso também? Ou sempre foi forte assim, mas talvez não tivesse o alcance em outros países, como o Brasil?

CRABS: Depende de quais bandas você está falando (risos). Acho que a cada ano algumas bandas australianas conseguem chegar lá. E as que não chegam lá são as que nós amamos, como Royal Headache.

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BEAKER: Tem algumas bandas aqui na Austrália que tentam fazer o que fazemos. Uma vez que você conhece uma, você conhece todas. Mas eles não são tão bons quanto nós (risos). Eles nos copiam (risos). Qualquer banda grande na Austrália que aparece nos copia (risos). Nós somos os melhores (risos).

CRABS: E essas bandas se tornam grandes, mas todas vão para a América. E uma vez que você está na América, consegue suas mansões e não são mais australianas… estamos brincando (risos).

É legal ver bandas australianas no exterior. Chegar na América do Sul por algum motivo é difícil para as bandas australianas, mas nós continuamos insistindo.

De tempos em tempos, aparecem “salvadores” do rock com uma receita mágica de misturar ritmos que promete colocar o gênero no topo das vendas e streams. Como vocês veem isso?

CRAB: Eu não acho que nenhum gênero sobrevive em sua forma pura. Mesmo se você pegar o hip hop, você tem que evoluir. Tem muito hip hop que amamos que não está mais nas paradas, assim como o rock. Como você mencionou, tem que continuar evoluindo. E por evoluir, misturar com outros estilos. Eu sinto que não é mais rock, é alguma outra coisa. Você pode homenagear os grandes e quem te influenciou que acho que é bom e legal.

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Um bom exemplo é se você olhar quando nós começamos, na garagem do Beaker, da sua mãe brasileira, nós começamos a tocar reggae, como garotos brancos tocando reggae, soando muito mal. E isso éramos nós tentando tocar o reggae tradicional.

Posteriormente, quando começamos a tocar do nosso jeito, começamos a criar um som que as pessoas começaram a gostar. E as pessoas falavam: volta lá e toca o reggae de vocês. Nem acho que nós tocamos reggae, nós tocamos nossa interpretação disso. Mesmo com o rock… As pessoas nos classificam como uma banda de rock. Só que nós não nos consideramos uma banda de rock. É uma mistura de tudo.

Não sei se o rock purista deveria sobreviver, talvez eles devessem aceitar o que já foi feito e agradecer por isso. Continuar ouvindo isso ou se abrir para os novos sons.

Para encerrar gostaria que vocês me falassem três álbuns que impactaram suas vidas como artista.

BEAKER: O que você acha de Sublime?

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CRAB: Sim, foi uma grande influência. Eu diria também Chillis (Red Hot Chilli Peppers), diria que Blood Sugar e Californication foram grandes influências. Principalmente para o Seamus (guitarrista). Ele ouvia muito o estilo do John Frusciante. E diria também todos os álbuns do Oasis. Os Stone Roses, primeiro álbum… Bob Marley… essas influências do britpop até o reggae. É difícil citar três.

BEAKER: Você poderia perguntar para todos e cada um falaria uma coisa. Cada um teve diferentes influências

CRAB: Os outros caras falariam mais álbuns. Mas, resumindo, Chilli, Stone Roses e Sublime.

*Texto, entrevista e tradução por Isabela Amorim

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