A-ha lança I’m In, primeira prévia do novo álbum, True North

O grupo a-ha lançou, nesta sexta (8), o single I’m In. É a primeira amostra do seu próximo álbum, True North, que chega às plataformas digitais em 21 de outubro de 2022.

A elegânica de I’m In abre True North. Com este single, Magne Furuholmen, Morten e Paul Waaktaar-Savoy abrem uma nova fase para o a-ha.

Para True North, o a-ha optou por uma nova abordagem. Sua primeira coleção de músicas novas desde Cast In Steel, de 2015, é mais do que um simples álbum, é algo único para o a-ha.

True North é um novo álbum, e também um é filme que captura o a-ha gravando as músicas durante novembro de 2021, em Bodø, cidade norueguesa localizada 90 km acima do Círculo Polar Ártico. “A cada álbum nós ajustamos para ver se há uma maneira diferente de fazer isso”, explica Paul.

Magne, que escreveu a comovente I’m In, diz que é “uma música sobre compromisso total e uma demonstração de apoio a alguém que está com problemas. O compromisso real é um salto de fé. Todo mundo sabe o quão difícil pode ser oferecer compromisso e apoio incondicional, mas isso é o que é preciso para fazer qualquer coisa que valha a pena acontecer – amor, amizade, mudança, auto-aperfeiçoamento, carreira, um mundo melhor. É mais fácil falar do que fazer, é claro, mas começa com uma atitude e depois se pronunciam as palavras. Depois disso, é necessário todo um trabalho árduo para poder realizar qualquer potencial que seu compromisso exija no mundo. Sem essa atitude, tudo fica atolado com pensamentos conflitantes, dúvidas e medo. Apenas diga: I’m In”.

E com I’m In e outras 11 faixas de True North (seis escritas por Magne, cinco por Paul), o a-ha reforça seu compromisso com o público ao abordar algo novo.

Eles voltam à cena musical com seu 11º álbum de estúdio, que também é um documentário inédito do processo criativo da banda, mergulhando de vez em um novo mundo.

“Primeiro, tivemos a ideia de gravar uma sessão de estúdio ao vivo”, diz Paul. “Depois, além de filmar a sessão de estúdio, pensamos em mais uma produção com a orquestra norueguesa, a Arctic Philharmonic, com quem colaboramos”.

O vídeo profundamente comovente que acompanha I’m In é extraído do filme de longa duração dedicado ao álbum True North.

No filme de True North, o a-ha toca e grava com a orquestra, também registrada na paisagem ao redor de Bodø. Em vinhetas recorrentes, os atores retratam a vida no norte.

O filme multidimensional descreve um arco narrativo que incorpora o espírito das novas músicas, mostrando como todos nós estamos conectados ao meio ambiente.

Stian Andersen, colaborador de longa data do a-ha, é o diretor. “True North é uma carta do a-ha, do Círculo Polar Ártico, um poema do extremo norte da Noruega com música nova”, diz Magne.