O cantor Bon Iver lançou o single S P E Y S I D E e anunciou o lançamento de SABLE,: três músicas intimistas que, juntas, servem como um reset e uma reintrodução.
Com lançamento em 18 de outubro via Jagjaguwar, o EP marca o primeiro disco novo do Bon Iver em mais de cinco anos, ao mesmo tempo em que reduz o projeto aos elementos primários sobre os quais ele foi originalmente fundado. Antes, ser Bon Iver significava desempenhar um papel.
Surgido de um lento colapso – possivelmente motivado pela música, pensando cada vez mais no processo de cura – SABLE, é um espaço para Vernon desvendar a escuridão, a pressão e a ansiedade que representaram um dos períodos mais difíceis de sua vida.
“I know now that I can’t make good, how I wish I could,” ele canta na linha de abertura de S P E Y S I D E, um pedido de desculpas a alguns entes queridos que ele magoou, escrito durante um momento de clareza em 2021. “I got the best of me,” ele admite. “I really damn been on such a violent spree.”
O trio de músicas SABLE, escrito entre 2020 e 2023, foi gravado na April Base, em Wisconsin, mas concebido em lugares como Key West e as Ilhas de Minneapolis. Produzido por Justin Vernon e Jim-E Stack – com a viola de Rob Moose em S P E Y S I D E e contribuições de outros colaboradores próximos – cada um dos arranjos do EP é centrado em voz e violão. As letras de SABLE são projeções diretas de culpa, angústia e tumulto, mas também de negócios inacabados.