Brigitte Calls Me Baby funde existencialismo e indie rock oitentista no álbum “Irreversible”

Brigitte Calls Me Baby funde existencialismo e indie rock oitentista no álbum “Irreversible”

A banda norte-americana Brigitte Calls Me Baby disponibilizou nas plataformas digitais o seu segundo álbum de estúdio, Irreversible. O lançamento sai pelo selo independente ATO Records (casa de artistas como Alabama Shakes e Black Pumas).

O título do disco e a temática das letras não nasceram por acaso. A morte da atriz Brigitte Bardot no ano passado, ícone francês que inspirou o nome da banda após o vocalista Wes Leavins manter uma breve troca de cartas com ela, serviu como gatilho para um mergulho composicional sobre o luto, a impermanência e a mortalidade.

Terapia de exposição e pós-punk

Grande parte das canções foi escrita na estrada durante a turnê do ano passado. Para lidar com a ansiedade em relação à morte, Leavins desenvolveu o hábito de visitar cemitérios locais após as passagens de som, em uma espécie de “terapia de exposição”.

Esse flerte com a finitude também se reflete em suas escolhas pessoais: o vocalista possui tatuagens de uma cadeira elétrica e da placa do Porsche em que James Dean morreu. “Fiz as tatuagens porque pensei: não quero me dar a chance de um dia virar um cara de escritório ou ter qualquer outro emprego que não seja esse”, justifica Leavins.

Sonoramente, o peso lírico de faixas como The Pit e Send Those Memories é envelopado por uma estética que cruza o post-punk britânico com o rock de arena. As referências diretas da banda apontam para The Smiths, New Order e The Cars, sustentadas por um vocalista com fortes raízes na música dos anos 50 (Leavins interpretou Elvis Presley no teatro e gravou vocais de apoio para a cinebiografia de Baz Luhrmann).

Mudança na produção

Para Irreversible, o quarteto, completado por Jack Fluegel (guitarra), Devin Wessels (baixo) e Jeremy Benshish (bateria), trocou o comando do estúdio.

Eles deixaram o produtor Dave Cobb (que assinou os trabalhos anteriores) para trabalhar com os irmãos Yves e Lawrence Rothman, conhecidos por produções para Blondshell e Yves Tumor. A mudança trouxe contornos mais eletrônicos e futuristas para faixas como These Acts of Which We’re Designed, enquanto Slumber Party mantém o DNA clássico do grupo.

💿 Serviço: “Irreversible”, novo álbum do Brigitte Calls Me Baby

  • Banda: Brigitte Calls Me Baby
  • Álbum: Irreversible
  • Lançamento: 13 de março de 2026
  • Gravadora: ATO Records
  • Produção: Yves e Lawrence Rothman