O cantor, compositor, músico e ativista Fantastic Negrito anunciou seu projeto mais ambicioso até hoje, White Jesus Black Problems, que será lançado em 3 de junho através de sua própria gravadora, Storefront Records.
Para acompanhar o álbum de estúdio, Fantastic Negrito criou um filme completo para a música. White Jesus Black Problems foi escrito, gravado e filmado em Oakland, onde o artista cresceu e atualmente reside.
O trabalho multimídia é baseado na história real da sétima geração da avó escocesa branca de Negrito (Vovó Gallamore), uma serva contratada, vivendo em um casamento de direito comum com seu avô escravizado afro-americano de sétima geração (Vovô Courage); desafiando abertamente as leis racistas e separatistas da Virgínia colonial da década de 1750.
O primeiro single oficial do álbum e do filme, Highest Bidder, é uma confluência de muitas coisas, abordando temas de racismo, capitalismo e o próprio significado da liberdade em si de maneira provocativa. Variando de ritmos africanos a Delta blues, a nova faixa atravessa gêneros, enquanto examina o funcionamento interno da sociedade, onde tudo e qualquer coisa está à venda.
O videoclipe segue Fantastic Negrito – vestindo uma de suas roupas excêntricas de assinatura – enquanto ele exibe os desejos da natureza humana e o que as pessoas pagarão para adquiri-los; sejam os melhores carros, as melhores armas, a melhor comida, os melhores servos ou o melhor sexo, tudo vai para o “maior lance”.
“Essa música é tão verdadeira hoje como sempre foi. Os egípcios, os persas, os gregos, os romanos, os americanos, tudo vai para o maior lance. É a natureza humana. As pessoas sempre querem ter o melhor.”
Ele continua dizendo: “Tudo se baseia em extrair o máximo das outras pessoas pelo mínimo. Neste país, adoramos bilionários, enquanto partes de algumas cidades se parecem com o que chamamos de terceiro mundo. Estou tentando transmitir o que vejo quando ando pela rua aqui em Oakland.”
Ao longo de pouco mais de um ano, Negrito escreveu quase 50 faixas inspiradas em Gallamore e Vovô Courage, eventualmente reduzindo a coleção a uma mistura de 13 músicas e interlúdios que capturaram a luta e o triunfo da história do casal.
Pela primeira vez, ele gravou o núcleo de cada música ao vivo no estúdio com seu baterista, James Small (que também interpreta Vovô Courage no filme), antes de mais tarde acrescentar camadas com instrumentos adicionais por conta própria e trazer colaboradores externos como o baixista Cornelius Mims, o guitarrista Masa Kohama, o tecladista Lionel LJ Holoman e a violoncelista Mia Pixley.