O título não está errado. The Flaming Lips gravou um álbum com uma fã de 14 anos. E o repertório contará com nove versões de canções de Nick Cave. Where the Viaduct Looms, previsto para 26 de novembro, já está disponível para pré-encomenda.
O álbum traz vocais e instrumentação de Nell Smith, de 14 anos, e instrumentação e produção do The Flaming Lips. O álbum foi masterizado por Dave Fridmann no Tarbox Road Studios. The Ship Song ganhou um vídeo na última sexta-feira (12).
Essa história inspiradora e comovente começou quando Smith, originalmente de Leeds (Inglaterra), mudou-se para o Canadá e conheceu Wayne Coyne aos 12 anos no show principal do The Flaming Lips no Sled Island Festival, em Calgary, em 2018 com sua família.
Nell já havia comparecido a vários shows do Lips e era uma presença constante na frente do palco, vestida com uma fantasia de papagaio e gritando as músicas da banda. Logo depois, Coyne começou a notar a criança no terno de papagaio e cantou um cover de David Bowie diretamente para ela no show em Calgary, com Nell cantando cada palavra de volta.
Um vínculo musical se formou com Coyne mantendo contato com Nell e seu pai Jude enquanto ela aprendia a tocar guitarra, e seu relacionamento criativo começou a florescer quando ela começou a escrever suas próprias canções.
No entanto, quando uma viagem planejada para gravar com a banda em Oklahoma teve que ser cancelada devido ao covid, Coyne sugeriu que Nell gravasse algumas canções de Nick Cave e as enviasse por e-mail para Oklahoma para serem apoiadas pela banda.
Escolha por Nick Cave
Aliás, Coyne escolheu Nick Cave porque Nell não o conhecia e não teria noções preconcebidas sobre como cantar as músicas. A primeira faixa que eles gravaram foi um cover de Girl In Amber, cujo vídeo Nell compartilhou no final do ano passado.
Sobre a colaboração, Coyne disse que é “sempre bom conhecer jovens criativos e animados”.
“Com Nell pudemos ver que ela está em uma jornada e pensamos que seria divertido nos juntarmos a ela por um tempo e ver se conseguíamos fazer as coisas andarem. Foi uma ótima maneira de se conectar com ela e ajudar a dominar sua atitude bacana de fazer música”.
Quando questionada sobre a experiência, Nell revelou que ainda não consegue acreditar que realizou o seu sonho.
“Foi uma curva de aprendizado realmente íngreme, mas Wayne foi tão encorajador quando eu estava com dificuldade em algumas das músicas que continuei. Eu não tinha ouvido falar de Nick Cave, mas Wayne sugeriu que deveríamos começar com um álbum de suas versões cover e, em seguida, começar a gravar algumas de minhas próprias canções mais tarde. Foi legal ouvir e aprender sobre Nick Cave e escolher as músicas que queríamos gravar”.
Nells continua, dizendo que está muito animada para ver isso se transformar em um verdadeiro lançamento de disco.
“Estou super feliz por trabalhar com Bella Union e realmente ansiosa para que todos ouçam o álbum”.
Nick Cave elogia Nell Smith
Por fim, ninguém menos que Nick Cave já deu o selo de aprovação para o registro do Flaming Lips com Nells.
Alertado sobre o cover por um fã, Nick Cave levou a versão ao seu site The Red Hand Files para escrever.
“Essa versão de Girl in Amber é simplesmente adorável. Eu ia dizer que Nell Smith habita a música, mas isso está errado; ela desocupa a música, de uma forma que eu nunca poderia fazer”, disse Cave.
“Eu sempre achei difícil me afastar dessa música em particular e cantá-la com sua remoção necessária; fiquei simplesmente tão confuso com as palavras, eu acho. Nell mostra uma compreensão notável da música, uma sensação de desapego que é bela e arrepiante. Eu simplesmente amo isso. Eu sou um fã”.