Após apresentar o dançante single Weekends, que atingiu o Top 10 do Reino Unido, Freya Ridings revelou a balada para embalar corações partidos Face in the Crowd, inspirada no pop setentista e parte do novo álbum da artista, Blood Orange, que será lançado no dia 5 de maio.
“Face in The Crowd retrata uma história real sobre o momento que você está passando por um término e nota que cometeu um erro terrível. Aí você fica quase obcecada olhando por todos os lugares procurando o rosto daquela pessoa. Você quer que a outra pessoa ache que você está bem e seguindo em frente, mas você não está. É uma música cheia de arrependimentos e de aceitação da culpa. É uma música que estou ansiosa para mostrar para as pessoas”, ela conta sobre a faixa produzida por Ewan J. Phillips.
O processo de criação do álbum foi uma jornada de autodescoberta. Planejado para ser feito durante 2020 em Los Angeles, o disco acabou sendo afetado pela pandemia e levou Ridings a ficar por muito tempo na casa de sua família, no mesmo quarto onde passou sua infância.
O resultado foi um novo repertório de canções sinceras, que se tornaram queridinhas dos fãs em transmissões ao vivo diretamente da sala de estar da casa dos seus pais, como a própria Face in The Crowd.
Um dos fenômenos recentes do pop britânico, Freya explodiu para o mundo com o hit Lost Without You, de 2017, e seu álbum de estreia homônimo de 2019. O single fez de Ridings a primeira artista feminina a ter um hit Top 10 no Reino Unido que foi inteiramente escrito por ela – desde o lançamento original de Running Up That Hill pela lendária Kate Bush, em 1985.