O System of a Down compartilhou um videoclipe com o objetivo de arrecadar recursos para soldados armênios feridos durante conflito do país com o Azerbaijão. No sábado (30), os roqueiros armênio-americanos liberaram o vídeo de Genocidal Humanoidz. Em resumo, é uma das duas novas canções lançadas em novembro passado em resposta a uma guerra na região conhecida como Nagorno-Karabakh.
Aliás, a produção audiovisual foi lançada durante uma transmissão ao vivo de um evento de arrecadação de fundos no canal oficial da banda no YouTube.
Co-dirigido pelo baixista do SOAD, Shavo Odadjian, e Adam Mason, da Deep Sky Animation, o vídeo apresenta uma mistura de uma intensa performance ao vivo com animação em preto e branco.
A produção mostra um menino navegando em sua terra natal devastada pela guerra enquanto luta contra os demônios que invadiram.
A transmissão ao vivo do SOAD arrecadou quase US$ 257.000, com a receita destinada à reabilitação de soldados armênios e voluntários que precisam de próteses de membros como resultado do conflito. Os fundos também ajudarão a fornecer terapia a laser para pessoas queimadas por armas químicas.
Anteriormente, o conflito reacendido no ano passado entre a Armênia e o Azerbaijão fez com que o SOAD levantasse suas vozes em apoio à sua terra natal, abandonando simultaneamente Genocidal Humanoidz e Protect the Land, a primeira música nova do grupo em 15 anos. As faixas de caridade já levantaram mais de US$ 600.000 para o Fundo Armênia.