Nossas redes

O que você está procurando ?

Gringolândia

Now and Then: última música inédita dos Beatles chega ao streaming

Now and Then, a última música dos Beatles — escrita e cantada por John Lennon, desenvolvida e trabalhada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, está disponível nas plataformas de streaming. O single duplo junta a última música dos Beatles com a primeira: Love Me Do, faixa de estreia da banda no Reino Unido em 1962, uma contrapartida verdadeiramente adequada para Now and Then.

Ambas as músicas foram mixadas em estéreo e Dolby Atmos, e o lançamento tem uma capa original, feita pelo renomado artista Ed Ruscha. O videoclipe de Now and Then será lançado na sexta-feira (3).

O documentário de 12 minutos Now and Then — The Last Beatles Song, escrito e dirigido por Oliver Murray, foi lançado ontem (1). A estreia global on-line do filme foi realizada no canal do YouTube dos Beatles.

Publicidade

O comovente curta-metragem conta a história por trás da última música dos Beatles, com imagens exclusivas e comentários de Paul, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson.

Na próxima semana, em 10 de novembro, as coletâneas dos Beatles 1962-1966 (apelidado “Álbum Vermelho”) e 1967-1970 (apelidado “Álbum Azul”) serão lançadas em pacotes edição 2023 pela Apple Corps Ltd./Capitol/UMe.

Desde que suas primeiras encarnações surgiram, há 50 anos, esses álbuns apresentaram a música dos Beatles a sucessivas gerações. Agora, suas listas de faixas foram ampliadas, com todas as músicas mixadas em estéreo real e Dolby Atmos.

As novas coleções em vinil, CD quádruplo e em seis vinis de 180 gramas juntam o “Vermelho” e o “Azul” em sets encadernados. A versão do Reino Unido do single Love Me Do agora é a faixa de abertura de 1962-1966 (2023 Edition), e Now and Then foi incluída em 1967-1970 (2023 Edition), completando, assim, as coletâneas que abrangem toda a carreira da banda.

Publicidade

A história de Now and Then começa no final da década de 1970, quando John gravou uma demo com vocais e piano em sua casa no edifício Dakota, em Nova York. Em 1994, sua esposa, Yoko Ono Lennon, entregou a gravação a Paul, George e Ringo, juntamente com as demos de John para Free As A Bird e Real Love, que foram concluídas como novas músicas dos Beatles e lançadas como singles em 1995 e 1996, respectivamente, como parte do projeto The Beatles Anthology.

Ao mesmo tempo, Paul, George e Ringo também gravaram novas partes e concluíram uma mixagem preliminar de Now and Then com o produtor Jeff Lynne. Naquele momento, limitações tecnológicas impediram que os vocais e o piano de John fossem separados para obter a mixagem clara e límpida necessária para finalizar a música. Now and Then foi engavetada, com a esperança de que um dia fosse revisitada.

Corta para 2021, e o lançamento da série documental The Beatles: Get Back, dirigida por Peter Jackson, que surpreendeu os espectadores com sua premiada restauração de filme e áudio. Usando a tecnologia de áudio MAL da WingNut Films, a equipe de Jackson havia mixado a trilha sonora mono do filme, conseguindo isolar instrumentos e vocais, e todas as vozes individuais nas conversas dos Beatles.

Esse feito abriu caminho para a nova mixagem de 2022 de Revolver, obtida diretamente das fitas master de quatro faixas. Isso levou a uma pergunta: o que poderia ser feito agora com a demo Now and Then? Peter Jackson e sua equipe de som, liderada por Emile de la Rey, aplicaram a mesma técnica à gravação caseira original de John, preservando a clareza e a integridade de sua performance vocal original ao separá-la do piano.

Publicidade

Em 2022, Paul e Ringo começaram a completar a música. Além do vocal de John, Now and Then inclui guitarra e violão gravados em 1995 por George, uma nova parte da bateria de Ringo e baixo, violão e piano de Paul, que combinam com a interpretação original de John. Paul acrescentou um solo de slide guitar inspirado em George; ele e Ringo também contribuíram com backing vocals para o refrão.

Em Los Angeles, Paul supervisionou uma sessão de gravação no Capitol Studios para o arranjo de cordas docemente melancólico, característico dos Beatles, escrito por Giles Martin, Paul e Ben Foster. Paul e Giles também acrescentaram um último toque maravilhosamente sutil: backing vocals das gravações originais de Here, There And Everywhere, Eleanor Rigby e Because, incorporados à nova música, usando as técnicas aperfeiçoadas durante a produção do show e do álbum LOVE.

Paul comenta: Lá estava ela, a voz de John, cristalina. É bastante emotiva. E todos nós tocamos nela, é uma gravação genuína dos Beatles. Em 2023, ainda estar trabalhando em músicas dos Beatles e prestes a lançar uma nova música que o público ainda não ouviu é algo emocionante”.

Foi o mais próximo que chegamos de tê-lo de volta na sala, então foi muito emocionante para todos nós. Foi como se John estivesse lá, você sabe. É muito distante, explica Ringo.

Publicidade

Olivia Harrison acrescenta: Em 1995, depois de vários dias no estúdio trabalhando na faixa, George sentiu que os problemas técnicos da demo eram insuperáveis e concluiu que não era possível terminar a faixa em um padrão suficientemente alto. Se ele estivesse aqui hoje, Dhani e eu sabemos que ele teria se juntado a Paul e Ringo, de coração, para concluir a gravação de Now and Then”.

Por fim, Sean Ono Lennon também fala sobre a canção. Foi incrivelmente comovente ouvi-los trabalhando juntos depois de todos esses anos desde que papai se foi. É a última música que meu pai, Paul, George e Ringo fizeram juntos. É como uma cápsula do tempo, tem o sentimento de que tinha que ser mesmo assim”.

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Sem câmeras modernas ou microfones especiais, o Mini Doc: Blind Pigs 30 Anos – Cobertura Especial, produzido pela Crasso Records, tem áudio e vídeo...

BR

O rapper Brenalta MC lançou um documentário sobre os bastidores do último trabalho de estúdio dele, o EP Sóis. O vídeo está disponível no...

Gringolândia

A lendária Dolly Parton anunciou a chegada de seu novo álbum, Rockstar, para novembro. Na última sexta-feira (18), a cantora lançou uma releitura de...

BR

Luiz Carlini – Guitarrista de Rock chega aos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Poços de Caldas, Palmas e...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos