Pulp anuncia primeiro álbum em 24 anos; ouça single de apresenta

Pulp anuncia primeiro álbum em 24 anos; ouça single de apresenta

O Pulp anunciou seu novo álbum More, o primeiro em quase 24 anos, que será lançado pela Rough Trade Records em 6 de junho de 2025. O álbum foi gravado e mixado no Orbb Studio em Walthamstow E17.

Edições limitadas do álbum estarão disponíveis em vinil. Junto com um LP duplo de 45 rpm, que será exclusivo da loja do Pulp e da loja virtual da Rough Trade Records, há também quatro prensagens em vinil colorido que foram escolhidas a dedo e nomeadas pessoalmente por Jarvis Cocker.

Além do LP preto, há também um LP verde Theresa disponível em todas as lojas, um LP Blue Sky Thinking, exclusivo para lojas de discos independentes, um LP South Yorkshire Sunset disponível apenas nas lojas de Sheffield e “Isha Kriya”, um design com manchas de tinta, exclusivamente nas lojas do Pulp e da Rough Trade Records.

Com uma combinação de sintetizadores, violino e guitarra slide, amplificada pelo produtor James Ford (Arctic Monkeys, Fontaines DC), que também produziu o álbum, Spike Island é o primeiro single revelado pela banda.

Em termos de letra, a ideia de Spike Island veio de Jason Buckle (Relaxed Muscle), que coescreveu a música e foi ao infame show do Stone Roses em Spike Island. Um DJ de lá gritou “Spike Island, come alive!” o dia todo, irritando todo o mundo. Isso ficou na mente de Jarvis Cocker, inspirando-o a escrever uma segunda música sobre Spike Island, apesar de não ter ido ao show.

Minha ideia inicial era produzir uma espécie de vídeo “making of” que mostrasse como as fotos tiradas foram, mas assim que coloquei a primeira foto no aplicativo de IA, percebi que isso não aconteceria. Então, decidi “seguir o fluxo” e ver onde o computador me levaria”, diz Jarvis sobre o videoclipe de Spike Island.

Este é o primeiro álbum do Pulp desde We Love Life, de 2001. “Bem, quando começamos a fazer uma nova turnê em 2023, praticamos uma nova música chamada Hymn of the North durante os testes de som e acabamos tocando-a no final da nossa segunda noite na Sheffield Arena. Isso pareceu abrir as comportas: criamos o restante das músicas desse álbum durante a primeira metade de 2024. Algumas são reavivamentos de ideias do século passado. A letra de uma canção foi escrita por Richard Hawley. A música de outra foi escrita por Jason Buckle”, comenta Jarvis.

“O álbum foi gravado durante três semanas por James Ford em Walthamstow, Londres, a partir de 18 de novembro de 2024. Esse é o menor período de tempo que um álbum do Pulp já levou para ser gravado. Obviamente, ele estava pronto para acontecer.”