Richie Kotzen lançou o álbum solo de estúdio, Nomad, no qual expressa suas diversas técnicas e influências, que vão do hard rock ao soul e funk dos anos 70, da fusão de jazz ao R&B.
Embora Nomad tenha uma boa dose de faixas pesadas de guitarra, como os singles Cheap Shots e On The Table, a diversidade do álbum, evidenciada em faixas como Nihilist, mostra não apenas o alcance musical e a habilidade vocal de Kotzen, mas também sua imaginação destemida como produtor/arranjador. Já mundialmente renomado como um guitarrista extraordinário, com Nomad, Kotzen se afirma como um letrista, produtor/arranjador e cantor notável.
“Minha abordagem para o álbum Nomad foi imaginar como se eu estivesse oferecendo isso apenas em vinil”, explica Kotzen. “Quais músicas viveriam juntas nesse formato e como eu sequenciaria o lado A versus o lado B, e assim por diante. Como foi, a música Nomad tornou-se o fechamento do lado A e Nihilist do lado B, já que ambas as composições foram escritas na mesma época, senti que eram pares perfeitos. Estou muito empolgado em finalmente poder compartilhar todas essas composições no lançamento completo. Espero que as pessoas sintam a música da mesma maneira que eu.”
“Nihilist pode ser o alicerce de todo o álbum, na minha visão,” diz Kotzen. “Certamente é a composição mais antiga, pois venho guardando essa gravação master por alguns anos. Sabia que era uma música especial e queria que as pessoas a ouvissem, mas não estava claro para mim como fazer isso. Quero dizer, poderia ter sido um single, mas não tinha o momento certo para isso. Quando senti que estava no caminho para fazer um álbum completo, ficou claro para mim que essa seria a música de encerramento, independentemente do que viesse antes.”
Escrito, gravado e produzido por Richie Kotzen, Nomad apresenta oito novas faixas que exibem os estilos musicais multifacetados de Kotzen, com ele tocando quase todos os instrumentos no álbum. Tudo isso é entrelaçado com seu estilo único de tocar e compor, enquanto ele continua a evoluir sua assinatura musical.