Átta é o novo álbum de estúdio do Sigur Rós, lançado de surpresa pela BMG e disponível em todas as plataformas de streaming. A faixa foco, Gold, é uma peça orquestral épica que se desenrola ao longo de cinco minutos, com os característicos sons celestiais de contemplação estelar da banda se construindo e crescendo, juntamente com uma mistura de vocais islandeses e Vonlenska (suas próprias vocalizações não linguísticas) que conectam o ouvinte diretamente ao coração e à alma de maneira primal.
Este é o primeiro álbum da banda em uma década a contar com o multi-instrumentista Kjartan Sveinsson de volta à formação, depois de ter deixado a banda em 2012, juntamente com o vocalista Jónsi e o baixista Georg Holm.
O álbum do Sigur Rós conta com a London Contemporary Orchestra regida por Robert Ames. Foi mixado e co-produzido por outro colaborador frequente, Paul Corley, juntamente com a banda.
Com apenas os três amigos em uma sala, deixando o clima falar com eles, eles se encontraram “apenas querendo ter uma bateria mínima e que a música fosse realmente espaçada, etérea e bonita”, explica Jónsi sobre o álbum auto-produzido e gravado no estúdio Sundlaugin, nos arredores rurais de Reykjavik, com as cordas gravadas no icônico Abbey Road, em Londres.
“Estamos ficando mais velhos e mais cínicos, então eu só queria nos levar a sentir algo!”