Cãibra Cerebral: punk, Raul Seixas e a performance caótica na Concha Acústica

Cãibra Cerebral: punk, Raul Seixas e a performance caótica na Concha Acústica

Diversão sem rótulos e crítica ácida. Essa era a fórmula da Cãibra Cerebral, banda que chamou a atenção do público santista nos anos 90 ao misturar influências aparentemente desconexas: de Raul Seixas a Ramones.

No palco, o vocalista Tico era uma atração à parte. Performático, ele mexia com o público, deitava no chão e intercalava o punk rock seco e cru com discursos inflamados contra o sistema político.

A banda se tornou habitué dos festivais no Colégio Canadá, Saloon, London London, Armazém 7 e Banana Grogue (onde tocou com os paulistanos da Gritando HC). Mas dois palcos definiram a história do grupo.

“A nossa estreia foi no lendário Bafo do Onça. Mas o show que todos consideram o mais importante foi na Concha Acústica, um lugar fundamental para a cena da Baixada”, diz Tico.

Filosofia Ramones na base do Cãibra Cerebral

Tico vinha de uma banda cover de Ramones, mas em 1993, ao fundar a Cãibra, decidiu que era hora de criar. O baixista Loco, parceiro nas composições, resumia bem o espírito: “Tocar cover é fácil, já tem todos os ingredientes prontos. O bom é compor”.

Tico tinha uma teoria própria sobre a música.

“A música vai dos anos 1950 até Ramones. Depois deles, é outra geração. Isso está no livro do rock. Não existia bordão arranhado e eles chegaram para mostrar como se faz”.

Formação rotativa e o estúdio Dakota

A primeira formação contava com Tico (vocal), Loco (baixo), Pig (guitarra) e Kátia (bateria).

A banda foi uma verdadeira escola do punk santista, com passagens de Sansei, Dimitri, Alex, Xarope, Denis, Bud Australiano e Pedro (guitarrista e proprietário do Estúdio Dakota, ponto de encontro de muitas bandas da lista). Outro nome de peso que passou pelas baquetas foi Paulinho Ferramenta.

Revival de 2014 e São Thomé

Após um longo hiato, a banda viveu um momento de retorno em 2014. Ensaiando duas vezes por semana no Dakota, o grupo, então formado por Tico, Pedro, Loco, Paulinho Ferramenta e Dudux Belliard, mirou as montanhas de Minas Gerais.

O objetivo era realizar um sonho antigo: tocar em São Thomé das Letras ao lado de Ventania, ícone da música alternativa e amigo de longa data da banda. Esse capítulo reafirmou a Cãibra Cerebral como uma entidade livre, que transitava do asfalto de Santos para a mística mineira sem perder a essência punk.

Vampiro Doido from Cãibra Cerebral on Myspace.

Prega o Olho dele from Cãibra Cerebral on Myspace.

Boy Metaleiro from Cãibra Cerebral on Myspace.

Fim do Tunel from Cãibra Cerebral on Myspace.

A Safada from Cãibra Cerebral on Myspace.

Pessoas de mentes Cansadas from Cãibra Cerebral on Myspace.

Set list clássico
A Safada

Vovô Pirô

Prega o Olho

Romeu e Julieta

Pessoas de Mente Cansada

Vou Fazer o Que Quero

Eu Queria que Ela Desse Pra Mim

Foda-se

Viva Brasília

Matando Uns aos Outros

Boy Arruaceiro

Fora Vermes

Nocivo

Covers
Símbolo da Paz

Sociedade Alternativa

Viajando

Festa Punk

Vampiro Doidão